Estudo afirma que crianças criadas em famílias religiosas são menos altruístas

Uma pesquisa recente chegou a uma conclusão que pode surpreender muitos pais, principalmente os religiosos: crianças criadas em famílias religiosas são menos bondosas e mais punitivas do que as criadas em lares não religiosos. O estudo conduzido por pesquisadores de sete universidades de diferentes países constatou que crenças religiosas influem negativamente no altruísmo da criança. A conclusão vai de encontro ao senso comum de que religião está diretamente ligada a comportamentos morais elevados e, portanto, que crianças religiosas seriam mais bondosas e preocupadas com o próximo.

Participaram da pesquisa 1.170 crianças entre 5 e 12 anos em seis diferentes países: Estados Unidos, Canadá, Jordânia, Qatar, África do Sul, Turquia e China. Entre as famílias: 43% muçulmanos; 23.9% cristãs e 27,6% não religiosa.

Para a avaliação, as crianças assistiram filmes que mostravam outras crianças empurrando e batendo para que os pesquisadores observassem suas reações. E também foi testado o que acontecia quando elas ganhavam adesivos e eram informadas que nem todos na escola ganhariam também, para que fosse observado depois se eles dividiriam ou não.

Em todos os países, os pais religiosos informavam ao pesquisador que seus filhos demonstravam mais empatia e sensibilidade à justiça no dia a dia do os filhos de pais não religiosos. No entanto, o resultado da pesquisa mostra justamente o contrário, que a religiosidade era inversamente proporcional ao altruísmo da criança e diretamente relacionado a tendências punitivas.

 

 

dengue-zika-e-chikungunya-e-crianças
Postagem anterior
Como manter os mosquitos (e a dengue, a chikungunya e a zika) longe da sua família
Próxima postagem
Toda vez que ela diz mãe

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Estudo afirma que crianças criadas em famílias religiosas são menos altruístas