A maternidade muda a gente mas a gente nem sempre precisa virar outra pessoa

A maternidade é transformadora. É tudo tão novo, tão intenso que você se sente uma outra pessoa. Eu quis cortar o cabelo, comprar outras roupas, comer melhor. Fiz novos amigos, mudei meus horários, ouvia outras músicas, lia outras revistas, frequentava outros sites. Só um assunto específico me interessava: filho. Tinha uma verdadeira obsessão pelas horas de sono e a frequência das mamadas, e a frase que mais me acalmava era alguém dizer: nossa, igualzinho aqui em casa. Me dava uma tranquilidade saber que eu não estava fazendo tudo errado – ou se estivesse, não era a única.

A mim me pareceu que tudo o que eu vivi antes da maternidade era menos sério e importante. Parecia que para ser uma mãe boa e responsável, eu teria que deixar algumas coisas para trás e virar outra pessoa. Talvez a mãe da minha amiga Mariana. Ou minha mãe mesmo.

Mas eu amo me divertir, adoro sair com meus amigos, ir a shows de rock e viajar sem criança de vez em quando. Gosto do silêncio da casa depois que todos foram dormir. Gosto de comer besteira antes do almoço. Gosto de tomar vinho. E gosto de roupas que não são roupas de mãe.

Tenho muitas particularidades e por um tempo achei que teria que deixá-las de lado e entrar em uma fôrma para ser uma boa mãe – como se só existisse uma fôrma de mãe. Agora, 8 anos depois, para mim está muito claro que eu não preciso. Mas para aprender isso, tive que dar uma volta enorme para poder regressar para o mesmo lugar. Estava com saudades de mim. Quero ser eu de novo mais do que nunca. E que meu filho seja ele. Porque ser a gente é difícil pacas. Mas só dá pra ser feliz e realizada, de verdade, quando a gente consegue isso.

 

Crédito de imagem via Shutterstock

Postagem anterior
Roupas práticas para sair com crianças pequenas
Próxima postagem
10 dicas para ajudar seu filho a gostar de ler

2 Comentários

  1. Bruna
    19 de Maio de 2015 at 16:08 — Responder

    Adorei o texto! Confesso que ainda estou na sua primeira fase, mas já sentindo saudades de mim. Será mesmo que um dia me reencontro? Ou será que essa sou eu? Muitas dúvidas ainda.. minha pequena tem 2 anos. Acredito que as respostas virão com o tempo. Boa sorte no seu reencontro! 😉

    • Mariana
      19 de Maio de 2015 at 16:29 — Responder

      Oi, Bruna, adorei ler sua mensagem. Obrigada! Curta esse período, que é de muita entrega e doação. Acredito que mais para frente, quando ela não estiver mais tão dependente, vai bater aquela vontade de descobrir quem você se tornou depois da maternidade e você vai encontrar várias repostas. Beijo grande, Mari

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A maternidade muda a gente mas a gente nem sempre precisa virar outra pessoa