A Ministra da Educação francesa, Najat Vallaud-Belkacem, tuítou na última segunda-feira uma mensagem em solidariedade aos professores do país, que teriam a difícil tarefa naquele dia de serem fortes na frente de seus alunos:
Para ajudar os professores, o Ministério de Educação recomendou o uso de um suplemento criado pela editora de livros infantis Bayard Jeunesse para sua revista Astrapi, cujos leitores têm entre 7 e 11 anos. O material, disponível na internet, também está sendo usado por muitos pais em casa, sejam eles franceses ou não, para conversar com os filhos sobre a situação. Traduzimos o conteúdo para português:
Os atentados de Paris
Você provavelmente já ouviu sobre o terrível acontecimento que deixou mais de 130 mortos e centenas de feridos em Paris. A Astrapi vai te ajudar a entendê-lo.
O que aconteceu?
Sexta-feira, na noite de 13 de novembro, homens cheios de ódios mataram inocentes. Três explosões foram ouvidas perto do Stade de France, que sediava um jogo de futebol. E em outro bairro de Paris, vários lugares foram atacados simultaneamente. Esses homens haviam preparados os ataques há um longo tempo.
Eles atiraram com armas de guerra nas pessoas que passavam . Outros invadiram uma casa de shows cheia de gente. Eles mataram mais de 130 pessoas e feriram muitos outros. Sete terroristas que cometeram esses horrores morreram na mesma noite.
Diante de um ato tão terrível e violento, todo mundo fica cheio de perguntas, tantos os adultos como as crianças. Por que mataram inocentes? Quem são esses terroristas? Devemos ter medo? Por que todo mundo fala tanto sobre isso? E nós, o que podemos fazer?
“Eu não vi nenhuma imagem ainda e eu prefiro não ver porque acho que tem coisas horríveis. Eu só quero entender por que eles fizeram isso”. Noé, 10 anos.
“É verdade que a França está em guerra?” Julie, 8 anos
“Será que esses terroristas podem entrar na nossa casa?” Antoine, 7 anos
Quem são os assassinos?
A polícia ainda está em investigação, portanto não sabemos tudo sobre estes assassinos. O que se sabe é que eles são terroristas: pessoas que usam a violência e o terror para impor suas ideias. Eles estão dispostos a dar a própria vida por isso. Esses ataques foram feitos por terroristas islâmicos, pessoas que dizem agir em nome de sua religião, o Islã. Eles querem impor sua maneira de pensar a todos. Essas pessoas ultraviolentas não têm nada a ver com a grande maioria dos muçulmanos que vivem sua fé em paz.
“O terrorismo me dá medo!”
“Mas a liberdade dá mais medo ainda nos terroristas!”
Por que eles atacaram a França?
Porque a França é um país livre, onde todos podem falar e viver como quiserem. Os terroristas dizem que querem vingança: o exército francês, como outros exércitos, combatem os islâmicos em países como a Síria e Iraque. Ao matar pessoas aleatórias na rua ou em um show, os terroristas estão tentando assustar todo mundo. Eles querem que todos digam: “poderia ter sido comigo”. O Presidente da República e todas as pessoas que trabalham pela França começaram a agir imediatamente para que a população fique em segurança.
O que fazer?
Quando nos confrontamos como um evento tão grave, ninguém sabe como reagir. A primeira coisa que sentimos é medo. Para não mantê-lo dentro da gente, é preciso falar sobre isso. Os adultos também estão chocados, mas eles entenderam que não devemos ceder ao medo. Se você vive em Paris ou em outro lugar, saiba que sua casa e sua escola estão em segurança. A melhor maneira de responder à violência e a loucura desses homens é continuar a viver normalmente e defender suas ideias respeitando os outros.
As ilustrações são de Frédéric Benaglia.
Sem Comentários