Desde o início do ano estou refletindo sobre qual caminho tomar em relação aos estudos da Victoria. Ela completou 5 anos e está, atualmente, no segundo semestre da pré-escola I. Embora eu esteja satisfeita com a creche que frequenta, está chegando o momento de dar o próximo passo.
Confesso que a decisão me angustia. Estudei a vida toda na mesma escola. Fui feliz e enfrentei dificuldades cercada dos mesmos amigos, dos mesmos educadores, diretores e funcionários por bem mais de uma década em um colégio com excelente proposta pedagógica. E eu quero o mesmo para a minha filha.
Acredito que a escola é um grande agente influenciador de quem o seu filho vai ser quando crescer. Desde o espaço que ele tem para explorar, até a proposta pedagógica, os professores que vão moldar a sua educação e até as crianças e outras famílias com quem conviveremos nos próximos anos. Tudo isso compõe o ambiente escolar: o lugar mais importante da vida do seu filho depois do próprio lar.
Bem no meio desse processo, fui convidada para conhecer a proposta da Maple Bear Canadian School, uma escola bilíngue canadense presente em quase todos os estados do Brasil em mais de 80 escolas de educação infantil e ensino fundamental, e mais de 200 escolas no mundo.
Não conhecia nada sobre o ensino canadense e foi com uma grata surpresa descobrir que ele é considerado um dos melhores do mundo. Os alunos são incentivados a desenvolver a curiosidade, paixão por aprender, descobrir, experimentar, a raciocinar de forma crítica, ter autonomia, fazer escolhas e solucionar problemas.
O ensino bilíngue é uma das grandes vantagens da Maple Bear. Eu morei alguns anos no exterior e, hoje, apesar de trabalhar no Brasil, tenho contato frequente com o mercado editorial internacional, o que não seria possível sem falar inglês fluentemente. O pai da Victoria também fala inglês fluente, trabalhou alguns anos no mercado internacional e, dentro da área dele de TI, sem inglês você não consegue nem se empregar.
A verdade é que uma segunda língua fluente é fator determinante para que nossos pequenos tenham sucesso na profissão que escolherem. Hoje, Vicky tem aulas de inglês na creche com uma professora maravilhosa que já avaliou a aptidão da minha pequena para línguas e me incentiva a ensiná-la em casa para expandir esse potencial. Mas sei que, em algum momento, isso não será o suficiente para torná-la fluente.
Outra preocupação que eu tenho é que minha filha seja incentivada individualmente e que suas necessidades sejam levadas em consideração para além do grupo. Para isso, a Maple Bear oferece centros de aprendizagem com recursos específicos:
- Math Center: onde aprendem matemática em um ambiente estimulante
- Block Center: onde aprendem a construir com blocos
- Reading Center: centro de incentivo à leitura
- Sand and Water Center: onde se divertem enquanto aprendem mais sobre volume, textura e peso
- Drama Center: um espaço para criação, imaginação e fantasia
- Music Center: aulas de música em um ambiente envolvente
- Art Center: aulas de arte com foco na experimentação e incentivo a criatividade
Para aqueles que tem a preocupação de que o currículo seja suficiente para que as crianças possam seguir o ensino médio e o vestibular em pé de igualdade com os alunos matriculados no ensino tradicional brasileiro, vale dizer que o currículo da Maple Bear é desenvolvido por especialistas canadenses e brasileiros, respeitando integralmente as exigências de cada país.
O convite que eu recebi da Maple Bear é o mesmo que eu faço para você agora: Que tal agendar uma visita para conhecer todos os benefícios da educação canadense para o seu filho? Para isso basta clicar nesse link e seguir o passo a passo. Nesta página você seleciona seu estado e cidade para saber se existe uma escola Maple Bear perto de você.
Te vejo lá?
Veja mais fotos de escolas Maple Bear pelo Brasil
* tema patrocinado Maple Bear.
Imagens: divulgação
11 Comentários
conheci há umas semanas uma escola Maple Bear e adorei saber mais sobre esta metodologia canadense de ensino bilíngue. Vi a diferenciação e impacto positivo que causa na vida das crianças e como realmente o que ela aprende lá, ela leva pra vida toda. Muito bacana!
Olá! Meu filho está na Maple Bear há um ano, hoje ele tem dois anos e meio e fala muitas coisas em inglês, a escola é fantástica, estou muito satisfeita!
Claudia que bom ler sua avalização positiva. Aliás aqui e nas redes sociais, todas as mães que comentaram que têm filhos na Maple Bear, estão satisfeitas com a escola. Muito bacana! Beijo
Me apaixonei por tudo na Maple Bear, mas um custo altissimo para os padrões. .. Fica a vontade e a esperança de até os 6 (o Victor tem 4) coloca-lo lá!
Minha filha estuda desde o início do ano em uma Maple Bear. Durante esses meses me surpreendo cada dia com seu desenvolvimento e com a atenção de toda equipe da escola. Eles são fantásticos e não me arrependo em nada por tê-la na escola.
Coloque sua filha lá e verá a diferença!!!
Gosto da Maple Bear, mas acabei optando pela Sandbox, onde minha filha estuda há 3 anos.
Vale à pena conhecer antes de tomar a decisão Camila: sandboxinternationalschool.com
Sheila, obrigada pela dica.
Bom dia, sei que o post é antigo, mas acho que talvez seja melhor porque vc terá hoje talvez olhos mais maduros a respeito. Acabei de matrícular meu filho na sandBox e gostaria de sua avaliação hoje da escola. Agradeço com a ajuda.
Leia mais:
Olá bom dia
Meu filho estuda em uma mãe bear e é surpreendente o desenvolvimento dele ao longo dos meses , fato negativo é o alto custo e o positivo o inglês é integral, então o custo X benefício é satisfatório de qq forma. Vale a pena!
Bom dia, sei que o post é antigo, mas acho que talvez seja melhor porque vc terá hoje talvez olhos mais maduros a respeito. Acabei de matrícular meu filho na sandBox e gostaria de sua avaliação hoje da escola.
Agradeço com a ajuda.
Realmente a Maple Bear é referência no bilinguismo. Para os pais que desejam encontrar uma escola bilíngue próxima de suas casas, recomendo o mapa do Sproutly, que tem um cadastro nacional de escolas bilíngues e internacionais: http://sproutly.com.br/mapa-das-escolas-bilingues-no-brasil/