A introdução alimentar é um passo importante do crescimento do seu bebê. Ele cresceu e vai começar a ter uma provinha do mundo. Uma mãe bem preparada sai na frente dessa corrida e já sabe o que esperar. Aqui vão as dicas de mãe e nutricionista para você começar bem essa fase.
1) Conjunto de prato e talheres
Ter um conjunto de prato e talheres para essa fase ajuda muito. Os talheres são do tamanho ideal para caber na boca tão pequena e em material que não podem causar nenhum mal ao seu bebê. Pratos com ventosa na base são uma grata invenção, evitando que o bebê esbarre (de propósito ou não) e a comida vá parar em outros lugares que não a barriguinha do pequeno. Você encontra esse e outros kits fofos aqui.
2) Um bom amassador de legumes
Eu não indico mixer ou liquidificador para fazer as papinhas, um bom amassador de legumes é o suficiente, até mesmo o garfo e um pouco de força já é o suficiente para obter uma massa lisinha. Para legumes fiapentos você pode usar uma peneira. O que eu uso é feito de silicone para não correr o risco de arranhar as panelas, mas você pode ver opções aqui, aqui e aqui.
3) Potes para armazenar as papinhas
A quantidade que o bebê come é bem pequena, então vale investir em recipientes para congelar um tanto de papinha semi-pronta. Se você é como eu e tem pouco espaço no freezer, o que indico é comprar formas de gelo com tampa. Alguns tamanhos de forma já têm o tamanho de porção certinha da quantidade que o seu bebê comerá no início (25g). O ideal que essas formas assim como os pratos e talheres também seja livre de BPA.
4) Cadeirão
Eu optei por ter cadeirão, mas hoje já existem vários modelos menores se você preferir. O que eu recomendo é você escolha um com o estofado impermeável e que tenha a bandeja removível. Separe um lugar para que seu bebê faça as refeições. É importante que ele saiba que quando estiver naquele lugar, a comida vai chegar, e é importante também que você saiba que o local vai ficar sujo. Então nada de chorar sobre o feijão derramado no sofá, no tapete ou na cortina.
5) Babadores de silicone (muitos)
Basta dar uma olhada para essa foto do item anterior e qualquer outra que mostre um bebê comendo suas primeiras papinhas. Vai mais comida do lado de fora do que dentro da pequena boca. Babadores com coletor de migalhas que fica do lado de fora também são uma ótima opção. Tenha e mente que serão vários babadores por dia se você optar pelos modelos tradicionais de algodão e apesar de lindos, eles irão manchar com o caldo de feijão e o pedaço de beterraba que voou.
Bônus:
- “Livro Aventuras de uma mãe primeira viagem” que é o beabá da introdução alimentar em promoção aqui
- Máquina fotográfica para tirar muitas fotos da cara suja :0)
Crédito da imagem em destaque: Shutterstock