Faz um tempo que eu venho usando mais e mais adjetivos na minha vida. Não sei se foi a chegada do meu filho, se é o contato diário com a labuta do “escrever”, mas é fato que tenho buscado nas palavras tudo o que eu sinto, sentimentos bons e outros não tão legais assim. E coincidentemente ou não, me perguntaram essa semana como eu descreveria o meu pequeno. Uma palavra é pouco, o alfabeto inteiro é pouco … Abaixo uma descrição simples (hahahaha) do meu filho.
Atenção! Post cheio de baba de mãe. <3
moroso – sim é piegas, mas também é a mais pura verdade. Quem tem filho sabe que só tendo um (ou 2, 3) filho para saber. Quanto mais amor eu dou, mais amor volta. É um amor que não para de crescer e me surpreender, assusta até.
Birrento – Quem ainda não passou por isso não sabe o que é ter os pelos do pescoço arrepiados e ao mesmo tempo lágrimas nos olhos e dor no coração. Dá raiva, mas também dá dó. Eles nos testam a cada minuto e quando não esperamos. Aviso: quem acha que só acontece depois dos 2 anos de idade, melhor abrir o olho.
orajoso – crianças não tem medo de nada. São corajosas e se aventuram pelo mundo que ainda não conhecem. Desbravar a terra (literalmente) e me proteger de um dragão malvado são seus maiores feitos. “É só de mentirinha mamãe!” diz ele quando finjo ter medo de fantasmas ou vilões; ou “confia em mim”, quando digo que algo como usar uma cadeira para subir na estante é muito perigoso.
Desafiador – o maior desafio que ele me dá é o de fazer de mim mesma uma pessoa melhor, todos os dis. Filho é a mudança que precisamos fazer e que talvez nunca fizéssemos se eles não existissem.
xaustivo – ser mãe é dormir com um olho aberto e o outro fechado, algumas nem dormem. “Mãe, mãe,…” mãe é nome doce e cantado aos quatro ventos. Cansa estar tão disponível todo o tempo.
Feliz – um sorriso sempre baila em seu rostinho, seja um sorriso sapeca ou um sorriso de estar de bem com a vida. Simples assim, como a vida de toda criança deveria ser. Não preciso pedir mais.
eneroso – Ele sabe dividir, emprestar e o faz sem que a gente (que é mãe) precise ficar insistindo. E sempre oferece aquilo que recebe, mesmo que seja um único biscoito. Me enche de orgulho. Perguntam como eu fiz para ter um filho tão educado, a minha resposta sincera? Eu não sei.
Habilidoso – Meninos tendem a ser desengonçados e a ter poucas habilidades manuais. Por aqui os desenhos não são lá uma Brastemp, mas o que ele faz com massinha me surpreende.
nocente – sim, as crianças são inocentes e honestas. Meu filho acredita e isso basta para criar momentos que vão ficar para sempre em nossas memórias. Sim eu tenho medo que se aproveitem dessa inocência. Vigiarei o quanto puder.
Justo – difícil ver uma criança entender tão bem o conceito. Meu filho consegue ser imparcial e fazer o que é necessário 99% das vezes.
Lindo – toda mãe acha o seu filho lindo (mas o meu é mesmo!), e esse adjetivo não poderia deixar de fazer parte da minha lista. Vai me dar trabalho o moleque.
oleque – pum, xixi e coco fazem parte de seu vocabulário diário. Como um bom moleque, tem roxos por toda a perna e coleciona arranhões.
Nervosinho – Nem posso reclamar muito, porque eu acho que grande parte dessa “característica” vem de uma habilidade que eu também não tenho, a impaciência. Ele quer tudo para ontem e quando não consegue fazer ou desempenhar como imaginava, fica nervoso que só, podendo chorar ou simplesmente fazer cara feia. Eu acho graça e tento fazê-lo entender o que está sentindo.
Objetivo – com ele é 8 ou 80, tá bonito ou feio, escuro ou claro. Sem rodeios, ele chega e fala, pede. Você pode ficar em maus lençóis, mas também pode se surpreender. Eu simpaticamente digo que ele é objetivamente expontâneo.
ersistente – “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” e “ele vai te vencer pelo cansaço” são duas frases que ilustram bem essa característica do meu pequeno. Ele não desiste, insiste e em algumas (poucas) vezes, me vence.
Questionador – de um dia para o outro uma quantidade sem fim de perguntas é disparada. Eu resisto, mas tem dias que o “porque sim” vence.
isonho – sempre tem um sorriso no rosto. Raramente acorda de mau humor. Uma virtude.
Sapeca – uma foto define. Ele estava construindo uma nave espacial.
agarela – para quem se lembra da Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo, o Adam é igual ou pior. Incapaz de brincar de jogo do silêncio e de frear qualquer ideia maluca que venha em sua cabeça. Se não tem nada para dizer, fala em alto e bom som a palavra “pum” e sozinho já começa a rir. Quando ele não está em casa, um silêncio se instala e apesar de gostar desses momentos, sinto falta.
Único – cada filho é um filho mesmo nascidos de mesmos pais e criados de mesma maneira.
ivo – elogio maior é dizer que meu filho é tão vivo. Em bom português, as pessoas diriam que ele é um espoleta.
da questão – é que esse alfabeto vai mudar e talvez eu me perca nas letras, mais ainda nos sentimentos. Acho que vou fazer desse post um exercício anual.
eloso – um menino muito atento e amoroso. Sempre tem muito cuidado com os menores e aqueles que ama.
Escolha 5 letras do alfabeto e descreva o seu filho também 🙂
Crédito da imagem “alfabeto” em destaque via Shutterstock
1 Comment
Amoroso e birrento tbm foram minhas primeiras palavras para definir meu Xuxuzinho… Kkkkk…