O segredo do equilíbrio na vida materna

Eu bem queria saber como ser uma pessoa equilibrada, na vida e na maternidade. Mais do que gestão do tempo – este sempre curto, ter equilíbrio na vida é também entender que nada nessa vida é perfeito. Você pode ter criado a rotina ideal e ter o manual completo da mãe perfeita impressa na retina, mas há de se ter jogo de cintura, senão a vida fica muito dura, pra você e consequentemente para toda a família. E, em uma reflexão bastante pessoal, fiz uma lista de onde podemos nos ajustar e assim tornar a nossa vida mais tranquila.

 

Em sintonia com seu parceiro

Não adianta nada você criar na sua cabeça a vida perfeita se seu parceiro não está a par das regras. A decisão da melhor maneira de criar os filhos precisa ser discutida a dois. Mesmo que você não esteja mais com o pai do seu filho, é importante que vocês estejam na mesma página em relação a criação das crianças.

Saber lidar com o sono (ou a falta de)

Já escrevemos tanto sobre o sono dos bebês e a verdade é que cada criança é de uma maneira. Mas uma coisa é certa: a maioria dos bebês não dorme, é dificílimo colocá-los em uma rotina, impossível se ele mama em livre demanda. O segredo para manter a vida semi equilibrada quando não se dorme bem é: faça menos coisas. O primeiro ano de um bebê é dureza mesmo, gente. Por isso saiba se preservar um pouco. Não fica tentando amamentar em livre demanda, dormir picado e ainda fazer aula de francês, zumba e ainda trabalhar o dia todo. Isso vai te deixar ainda mais cansada e não existe equilíbrio na exaustão.

Ajustar expectativas e realidade

Na hora de engravidar imaginamos a vida do comercial de margarina pra gente. O nascimento não vai ter contratempos, a parte da amamentação você vai tirar de letra, o bebê vai dormir a noite toda, vai desfraldar sem estresse, não vai ter problemas de socialização na escola e todas essas coisas lindas e nada caóticas. Mas vamos lá: a realidade não é assim. A única coisa que você pode fazer é cruzar os dedinhos, torcer pelo melhor e viver no presente.

Ser ao mesmo tempo rígida e flexível com horários

Criar uma rotina para a família é importante. Bebês e crianças respondem muito bem às rotinas pré-estabelecidas. Somos, a maioria de nós, criaturas de hábitos. Por isso é legal ter hora para acordar, dormir, fazer refeições e alguns rituais. Mas de vez em quando a coisa cai por terra. O despertador não tocou, a família está de férias, se viu subitamente sem ajuda… Não entre no perigoso jogo de ser perfeita. Criança alguma vai ficar desnutrida se em um dia particularmente exaustivo você oferecer lanche ao invés de jantar. Ou mesmo se resolver pedir uma pizza. Se seu filhote saiu da escolinha dormindo, tudo bem dormir uma noite sem banho. A praia estava uma delícia? Tudo bem o almoço sair mais tarde. Caos diário não é legal para ninguém, nem para os adultos. Mas o segredo de manter uma vida equilibrada é também quebrar as próprias regras.

Pensar na independência dos pequenos

O trabalho braçal é aquele que toma mais tempo. Depois que eles começam a tomar banho sozinho, escovar os dentes, colocar/tirar a mesa, arrumar os brinquedos, se vestir/despir etc., você passa a perder um tempo mandando, mas ao mesmo tempo passa a ter um tempo maior para fazer suas próprias coisas. E não existe equilíbrio mais bonito do que aquele entre ser mãe e ser um indivíduo.

Saber pensar nos filhos e também em você

Falando nisso, essa é a balança que raramente fica equilibrada. Na ânsia de manter a sincronia na vida materna, sua vida pessoal fica uma zona. Falta tempo, paciência, força de vontade e falta foco. Não desista. Te dou um tempo pra você se anular, mas não muito tempo. Porque a consequência disso é uma mãe maravilhosa, mas uma mulher frustrada.

Conhecer o seu filho

A máxima “toda criança é igual, só muda o endereço” é a maior das mentiras. Nossos filhos podem ter comportamentos similares e existem fases parecidas como terrible twos, threenagers etc. Mas nenhuma criança (ou adulto) é igual a outra. Embora você ache conforto em saber que não está sozinha, é mais saudável não tentar encaixá-lo em fórmulas de comportamento. Nem toda criança é líder, nem toda menina quer ser princesa, nem todo menino é bagunceiro, nem toda criança é criativa. Ajuste-se ao seu filho e não tente criá-lo em uma forma.

 

Tudo o que eu consigo pensar na hora de achar equilíbrio na vida materna é viver o presente e entender que mães precisam ser necessariamente pessoas adaptáveis as oscilações de nossos filhos e das pressões externas. Quando você acha uma fórmula mágica para tratar algum comportamento, tudo já virou de cabeça para baixo novamente. Por isso, se eu pudesse resumir o segredo para uma vida materna equilibrada seria:

  • Viva a vida à sua maneira e não tente se encaixar no comercial irreal de margarina ou da sua amiga aparentemente perfeitinha.
  • Faça planos, mas viva o presente e ajuste suas expectativas diariamente.
  • Organize-se, adapte-se e seja flexível. As coisas não sairão como você planejou quase sempre. Jogo de cintura é expressão que cai como uma luva para todas as mães. Se você faz a linha mais inflexível (eu posso até sugerir, mas nem todo mundo nasceu com o chip zen) seja extra organizada em planos B, C e D para não se frustrar.
  • Entenda que a maior parte das pessoas vive pra sempre em busca de equilíbrio e que não existe vida perfeita. Um pouco de caos também traz sabor pro dia a dia.

 

Imagem destacada: Shutterstock ra2studio

mantas leves para bebê
Postagem anterior
Mantas leves para bebês
armazenar leite materno
Próxima postagem
Como esterilizar vidros para armazenar leite materno

2 Comentários

  1. Sarah
    24 de Fevereiro de 2015 at 14:40 — Responder

    Texto incrível!!!!!

    • Camila
      25 de Fevereiro de 2015 at 1:11 — Responder

      Obrigada Sarah! 🙂

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O segredo do equilíbrio na vida materna