A gente já quebra a cabeça todos os dias para bolar um cardápio variado e saudável para os nossos bebês, mas quando chega uma data comemorativa, faz mais do que sentido que a refeição também seja diferente para os pequeninos. No cardápio de hoje tem receitas de papinha para o bebê que são simples, saborosas e nutritivas. Sua Páscoa vai ser especial.
O peixe é a estrela da Páscoa. Na sexta-feira Santa a igreja proibia o consumo de carne vermelha. Dizia que fazia alusão ao sangue derramado por Cristo. Assim se fez a tradição de não comermos carne nesse dia.
Como prato principal, você pode oferecer esse pacotinho de salmão. Para o bebê, pode ser assim desse jeitinho mesmo, e você desfia o peixe e parte os legumes em pedacinho menores antes de oferecer. Já os adultos, podem ter esse receita incrementada com cogumelos e nirá.
A receita completa você vê aqui.
Uma outra sugestão para o almoço é um bobó de peixe (ou frango) que já ensinei por aqui, agrada toda a família e é receita de uma panela só – para você que não quer e nem merece ficar na cozinha.
Receita nova testada e aprovada: Papinha de peixe Real
- 200g de filé de bacalhau (fresco) ou linguado
- 2 xícaras de caldo de legumes caseiro
- 1 batata pequena em lâminas
- 1 colher de sopa de alho poró picado
Como preparar:
Coloque o caldo e o alho poró em uma panela. Quando o caldo começar a ferver adicione a cenoura e o chuchu. Deixe cozinhar sem desmanchar. Depois de cozido, retire os legumes e coloque o peixe.
O peixe deverá cozinhar por pelo menos minutos no caldo. Você irá perceber que ele ficará bem branco, esse é o sinal de que ele está bem cozido.
Agora é só servir acompanhado de arroz e os legumes que você cozinhou.
Dica: o caldo que sobra pode virar um delicioso pirão.
Para a sobremesa a minha sugestão é ter sempre frutas ou um bolo bem macio e gostoso.
Delícia de morangos
- 100g morangos orgânicos
- 100g iogurte grego ou ricota
- 1/2 maracujá doce
Como preparar:
Faça um purê com os morangos, você pode usar o mixer ou o liquidificador se quiser. Dependendo da idade do seu bebê, pode deixar alguns pedaços maiores para ele mastigar.
Adicione o iogurte ao purê de morangos e misture com uma colher até obter uma consistência homogênea. Leve a geladeira por pelo menos 35 minutos e coloque a polpa do maracujá apenas na hora de servir.
Dica: Se o seu bebê for muito novinho, sugiro trocar os morangos por manga.
Em um outro post, a Camila compartilhou por aqui as receitas que fazem sucesso nos almoços de sua família, caso você precise de mais ideias.
Boa Páscoa!!
Crédito de imagem bebê coelhinho via Shutterstock