Quando eu falei que ia testar fraldas de pano na Victoria, minha mãe se arrepiou inteira. Isso não é assunto que ela goste de recordar. Pensa na década de 1970. Dois bebês, meninas, com diferença de 1 ano e 10 meses entre elas. Fraldas de pano eram a única alternativa. E calças plásticas. E uma das bebês (eu! \0) era alérgica ao plástico. Máquinas de lavar roupas era coisa de gente muito rica. Então, ela lavava tudo na mão. Mesmo sabendo que hoje é tudo mais moderno e temos acesso às máquinas de lavar e sabão com menos componentes químicos para nossos bebês, ela ainda suplicou: “pelo menos tenta alternar”.
Hoje, quase 90% das famílias no mundo, usam fraldas descartáveis e temos aí uma questão ecológica real. Nos primeiros dois anos, um bebê utiliza cerca de 4000 fraldas descartáveis, gerando quase 1 tonelada de lixo. A decomposição de fraldas descartáveis demora cerca de 450 anos. Essa informação, sozinha, já é motivo suficiente para fazer a gente, pelo menos, refletir sobre o dilema fralda descartável x fraldas de pano. Que tal?
- Consciência ecológica: Que tal deixar de jogar 1 tonelada de lixo a menos no Planeta?
- Economia: Um bebê precisa de cerca de 20 fraldas de pano com dois forros, tamanho único, até o seu desfralde. Isso custa mais ou menos R$ 1000,00, dependendo da marca escolhida. Já 4000 fraldas descartáveis custam cerca de R$ 4000,00 dependendo da marca escolhida. Colocar na ponta do lápis faz você pensar com mais carinho na possibilidade, certo?
- A fralda de pano é linda, moderna, colorida e dá vontade de deixar o bebê para sempre usando somente uma camisetinha e uma variedade de calças coloridas.
- A fralda de pano permite que a pele delicada do bebê não fique em contato com substâncias químicas e nocivas. Com isso evita-se a necessidade do uso de pomadas preventivas para assadura. Por um bumbum sem pomada!
Quais as principais dificuldades?
- A troca de fraldas precisa ser ainda mais frequente, para que o bebê não fique molhado por muito tempo e assim evitar assaduras.
- O investimento inicial é alto, ao invés de ser pulverizado, baseado na necessidade de novas fraldas descartáveis.
- Requer organização para a lavagem dos forros/absorventes internos
- Requer uma máquina de lavar roupa em casa para que a decisão não se torne um martírio.
Faça as contas
- Nos primeiros meses, um bebê precisa ser trocado, em média, 10 vezes por dia. Depois, o número cai para 5 a 7 trocas por dia.
- Para calcular a quantidade de fraldas a ter em casa, siga a dica da Ecco mama: se as fraldas forem lavadas diariamente, recomenda-se ter o equivalente a um dia e meio de trocas. Se forem lavadas a cada 2 dias, serão dois dias e meio. Por exemplo, 16 fraldas para um bebê de 10 meses cuja mãe lava as fraldinhas a cada dois dias.
Dicas de marcas nacionais de fraldas de pano
Imagens: Shutterstock