Uma reflexão sobre as fraldas de pano

Quando eu falei que ia testar fraldas de pano na Victoria, minha mãe se arrepiou inteira. Isso não é assunto que ela goste de recordar. Pensa na década de 1970. Dois bebês, meninas, com diferença de 1 ano e 10 meses entre elas. Fraldas de pano eram a única alternativa. E calças plásticas. E uma das bebês (eu! \0) era alérgica ao plástico. Máquinas de lavar roupas era coisa de gente muito rica. Então, ela lavava tudo na mão. Mesmo sabendo que hoje é tudo mais moderno e temos acesso às máquinas de lavar e sabão com menos componentes químicos para nossos bebês, ela ainda suplicou: “pelo menos tenta alternar”.

Hoje, quase 90% das famílias no mundo, usam fraldas descartáveis e temos aí uma questão ecológica real. Nos primeiros dois anos, um bebê utiliza cerca de 4000 fraldas descartáveis, gerando quase 1 tonelada de lixo. A decomposição de fraldas descartáveis demora cerca de 450 anos. Essa informação, sozinha, já é motivo suficiente para fazer a gente, pelo menos, refletir sobre o dilema fralda descartável x fraldas de pano. Que tal?

 

shutterstock_118161637_peqPor que usar fraldas de pano? 

  • Consciência ecológica: Que tal deixar de jogar 1 tonelada de lixo a menos no Planeta?
  • Economia: Um bebê precisa de cerca de 20 fraldas de pano com dois forros, tamanho único, até o seu desfralde. Isso custa mais ou menos R$ 1000,00, dependendo da marca escolhida. Já 4000 fraldas descartáveis custam cerca de R$ 4000,00 dependendo da marca escolhida. Colocar na ponta do lápis faz você pensar com mais carinho na possibilidade, certo?
  • A fralda de pano é linda, moderna, colorida e dá vontade de deixar o bebê para sempre usando somente uma camisetinha e uma variedade de calças coloridas.
  • A fralda de pano permite que a pele delicada do bebê não fique em contato com substâncias químicas e nocivas. Com isso evita-se a necessidade do uso de pomadas preventivas para assadura. Por um bumbum sem pomada!

 

Quais as principais dificuldades?

  • A troca de fraldas precisa ser ainda mais frequente, para que o bebê não fique molhado por muito tempo e assim evitar assaduras.
  • O investimento inicial é alto, ao invés de ser pulverizado, baseado na necessidade de novas fraldas descartáveis.
  • Requer organização para a lavagem dos forros/absorventes internos
  • Requer uma máquina de lavar roupa em casa para que a decisão não se torne um martírio.

 

Faça as contas 

  • Nos primeiros meses, um bebê precisa ser trocado, em média, 10 vezes por dia. Depois, o número cai para 5 a 7 trocas por dia.
  • Para calcular a quantidade de fraldas a ter em casa, siga a dica da Ecco mama: se as fraldas forem lavadas diariamente, recomenda-se ter o equivalente a um dia e meio de trocas. Se forem lavadas a cada 2 dias, serão dois dias e meio. Por exemplo, 16 fraldas para um bebê de 10 meses cuja mãe lava as fraldinhas a cada dois dias.

 

Dicas de marcas nacionais de fraldas de pano

Bebês ecológicos

Chiquita Bakana

Nós e o Davi

BB Natural

 

 

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior
20 coisas que você não vai fazer enquanto seus filhos forem pequenos
Próxima postagem
Você sabe o que é Quiet Book (ou livro sensorial)?

4 Comentários

  1. Evelin Nascimento
    6 de dezembro de 2015 at 16:26 — Responder

    Oi Camila, muito obrigada pelo post!
    Estou grávida de 27 semanas. Eu e meu marido decidimos que usaremos fraldas de pano. A ideia partiu dele, para ser honesta, e eu fiquei bem reticente a princípio porque imaginava o suplício de lavar as fraldas, passar e tal… Mas depois de ler algumas coisas na internet, alguns depoimentos, estou mais convencida. Ainda tenho uma dúvida: li em algum lugar que não seria necessário passar. É verdade?

    Além disso, gostaria de saber como foi sua experiência! Você saía com a Vitória usando fraldas de pano?

    Muito obrigada!
    Evelin

    • Camila
      9 de dezembro de 2015 at 17:13 — Responder

      Oi Evelin, eu não passava não. Minha experiência com a Vicky foi mista. Usava fralda de pano em casa e nos passeios pra pegar sol (até pq ela ficava peladinha pra pegar sol nas dobrinhas por que eu me recusei a usar “pomadas anti assadura”). Em outros momentos e na creche eu usei descartável. Mas hoje, sabendo mais, acho que teria feito um esforço maior pra usar mais fraldas de pano do que descartáveis. De qualquer maneira só precisa rolar uma atenção porque na medida que vão crescendo vai vazando com mais facilidade. Vicky foi desses bebês que aproveitava tudo do leite e só fazia cocô tipo 2x na semana. Era desesperador até o pediatra dizer que era assim mesmo. Mas em compensação os xixis eram homéricos. Hoje, ainda, eu acho que o xixi dela é mais comprido que o meu. Quando ela completou 2 anos, eu tinha que usar forro duplo, foi ficando mais dramático e eu mais cansada e aí fiquei nas fraldas descartáveis e usava as de pano. Vai testando, vai vendo como funciona pra você. Vai ser legal, você vai ver. Beijo!

  2. patricia bravin
    29 de julho de 2016 at 11:11 — Responder

    Oi Camila. Adorei seu texto. Sou jornalista, blogueira, advogada e um tanto de outras coisas. Comecei a usar as fraldas de pano no meu filho por conta de alergias e me apaixonei. Hoje sou empreendora. Juntei a experiência com outra mãe e estamos com a marca Amarelinha – Fralda Ecológica . Dá uma olhada na nossa página no face. Ainda não temos site. Estamos distribuindo para todo o Brasil. Seria um prazer ter sua visita em nosso espaço virtual!

    • Camila
      29 de julho de 2016 at 11:50 — Responder

      Oi Patricia, parabéns! Vamos prestigiar. Um abraço e sucesso!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Uma reflexão sobre as fraldas de pano