O cartunista e escritor Ziraldo é um dos nomes mais importantes da literatura infantil. Quem aqui não cresceu com o Menino Maluquinho e sua turma, personagens criados em 1980? Mais de 30 anos depois e ele continua fazendo parte do imaginário de todas as crianças.
Além do nosso maluquinho, Ziraldo criou ainda outras séries e coleções igualmente instigantes, como a Turma do Pererê, Mundo Colorido, ABZ e Meninos dos Planetas.
E nós temos algumas novidades quentíssimas para compartilhar:
A coleção Meninos dos Planetas ganha o sétimo título: Nino, o Menino de Saturno, que conta a história de Nino, um menino aventureiro que mora em Saturno, é apaixonado pelo seu planeta e anda com sua prancha de surfe deslizando sobre os coloridos anéis a sua volta. Um dia, as cores dos anéis de Saturno somem e ele sai pelo universo à procura de alguém que pudesse novamente colorir os anéis que ele tanto ama.
A editora Melhoramentos, que publica os livros do Ziraldo, fez uma edição atualizada da Coleção ABZ e ela está todinha de cara nova: novos textos e novas imagens- além de um formato maior, que traz mais conforto para os pequenos leitores. São 26 títulos, de A a Z, recheados de aventuras.
O mais legal dessa coleção é justamente a experiência pessoal do autor. Para Ziraldo, cada letra tem nome e uma história para contar. Foi assim que ele aprendeu com a mãe dele, na época de sua própria alfabetização. Assim, quis passar da mesma maneira para as crianças de hoje, brincando com as formas das letras e os sons, alternando prosa e poesia e fazendo referências a grandes autores e artistas, incentivando nos leitores o amor pela literatura e pelas artes em geral.
E você já consegue imaginar os filhotes querendo saber mais sobre a letra do seu nome? Eu já fiquei curiosa para conhecer mais dos volumes C (de Camila) e V (de Victoria). Bem antes dela nascer eu já tinha escolhido o seu nome, mas o fato de começar com a letra V não chegou a influenciar na escolha. Mas tenho uma amiga que só escolheu nomes começando com a letra R por que ela e o marido se chamam Renata e Rodrigo. Outra amiga escolheu um nome com a letra A por que achava importante que a filha fosse logo uma das primeiras na chamada. Ela se chama Zoé e era sempre a última.
SURPRESA DO ZIRALDO!
E você? Como foi a escolha dos nomes dos filhotes? A letra inicial teve alguma influência na sua decisão? O Ziraldo quer saber, gente! Para todo mundo que deixar um comentário explicando por que tomou usou a letra inicial no nome do filho temos uma surpresa: a frase que ele achar mais legal vai virar uma ilustração. IMAGINA UMA FRASE SUA ILUSTRADA PELO ZIRALDO? É demais, gente! Por isso participe! No dia do lançamento eu estarei lá para pegar a sua ilustração em mãos. E se você for do Rio, quem sabe a gente não se encontra lá?
ATENÇÃO!
A frase só pode ter até 400 caracteres. O comentário precisa ser deixado aqui no site, na área de comentários, até o dia 4 de novembro às 23:59. Se tiver algum problema para deixar o comentário no post, mande um e-mail para contato@mundoovo.com.br.
E O LANÇAMENTO ACONTECE QUANDO?
Já está chegando! O lançamento acontece no sábado, dia 7 de novembro, a partir das 16 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul aqui no Rio de Janeiro. Vamos encontrar com o Ziraldo (emoção! <3), pegar autógrafo, tirar foto e ainda receber a ilustração em mãos. Quem sabe não será sua?
17 Comentários
Desde criança sabia que teria uma filha e que seu nome começaria com L, pois na minha família todas as mulheres usam L! Hoje a minha Lorena tem 2 aninhos!
Olá! Sou mãe de dois meninos, cujos nomes são bíblicos, um se chama Matheus (Dom de Deus), além do significado ser bonito e ter relação com a história da minha gestação dele, tem a inicial do mês em que ele nasceu, maio, que também não deixei de homenagear suas duas avós, paterna e materna ( Vó Marina e Vó Meire) ele ama o nome dele, e apesar de saber que tem muito Matheus ele gosto de saber a história de como escolhemos esse nome pra ele é porque. O do meu segundo filho, Isaac, o critério de escolha, foi, um sentimento de certeza de ser mãe de dois meninos e eu já havia dito: ele se chamará Isaac ( aquele que ri, ou filho da promessa) e tem tudo a ver com ele, super sorridente. : ) e a letra “I” a sucessora do “J” do meu nome. Hoje ele está na pre-alfabetização e já brinca de aprender diz assim: “i” de Isaac, de Índio, de Igreja, enfim, se diverte! 😊😘
Sempre quis ter uma princesinha para amar e cuidar, quando soube que ia ser mãe de uma menina, comecei a pensar num nome que começasse com a letra A por ser a primeira letra do alfabeto e pelo belo significado que o nome Anna tem…
Meu filho chama-se Pedro. Desejei que fosse um homem de bem, forte, honesto. Um nome com P de PEDRA. E tudo deu certo. Hoje ele tem dois filhos, que levam Pedro no nome: Pedro Gabriel e João Pedro.
lucas
Satélite dos apaixonados
Luas, seria o nome
Com uma lua crescente no meio.
Pedro desejava um irmão. Mamãe concordou, papai se animou e logo apareceu um barrigão. Sem pensar Pedro disse:” esse barrigão só pode ter um João “. E depois de uma grande explosão, BUUM, apareceu o tão esperado João. A vida do Pedro agora tem rima e um grande amor de irmão. Viva o João!
Minha pequena é Catarina, com C de Carolina, que sou eu. Assim, minha menina leva um pouco de mim para onde ela for. Catarina com C de criança,
para que ela continue um pouco pequena quando for uma grande mulher.
Não escolhi os nomes dos meus filhos pela letra inicial, mas por acaso minhas escolhas começam com a letra B. B de Bruno e Beatriz, filhos tão Belos e Bacanas, que adoram Bolo, Brigadeiro e Banana. Nos pés dele, sempre uma Bola e nas mãos dela, sempre uma Boneca.
Lá em casa tudo é no A (Amanda, Adriana e Andrea). Tudo pra iniciar… Amo um amigo e ele se chama Adamo. Casamos. Amamos, e desse amor nasceu a nossa Aimê (que significa amada). E como o amor é uma colcha de retalhos amarelos nossa construção diária envolve amor, A, amigo e agora você!
Escolhi A para Alice, pra ser a primeira da filha, na lista da escola tbm, mas por ser ela a primeira filha depois da perda de um menino. Seria a lembrança de um ANJO, o AMOR refigurado, a amiga confidente, retrato falado de uma professora com este nome com quem criei um forte laço de amizade e era exemplo pra mim. Alice pois lembrava a menina do conto de Lewis Carrol, AVENTUREIRA E ANIMADA. “A” de AFETO, ALEGRIA,ALMA. Ela hoje tem 9 anos e é tudoq ue pintei no meu coração
Minha filha se chama Anna Maria , junção do primeiro nome das avós e que também dá sequencia a família do meu esposo onde todos tem na inicial a letra A, até mesmo nossos bichos de estimação tem nomes com “A”.
Pelo seu temperamento forte com uma imensa garra de viver. Ele é um garoto doce, com princípios e valores que são difíceis de achar. Dele sempre temos respeito, um sorriso largo sempre disposto a compartilhar. Receio quando chego em casa e ele não está lá, pois sempre enche o espaço com sua vontade de agradar. O Pedro é meu amigo e será até o fim, é daquele filho que estará sempre grudado em mim.
Queriam filhos. Não conseguiam. Com ajuda da ciência, engravidaram. Testes e dois vingaram. Na barriga, dois cresciam e nomes não tinham. Os pais matutaram. Igor e Isadora brotaram. Inspirada na bailarina, à mãe coube o da menina. O menino, nome russo: direto da cuca do pai confuso. Nomes escolhidos: Igor e Isadora chegaram. E há 7 anos com alegria nos brindaram.
João Miguel é o seu nome, João em homenagem ao avô e Miguel por devoção ao santo, e também por ser o nome do pai. Santo ele não, assim como ninguém, mas é porta-voz das boas novas como todo santo e também traz a alegria que toda criança deveria trazer.
Tom é seu nome! Menino esperto e feliz! Queríamos um nome pequeno, forte, poético! Um dia abraçado à barriga da Mamãe que já estava bem grande, Papai falou meio tímido: “Oi Tom!”. Ela riu e sentenciou: “É esse o nome!”. Assim ficou, como o maestro e ambientalista, uma nota musical! 🙂
O nome do meu filho é Bernardo, mas por insistência minha. Meu marido não queria nome com letra do começo do alfabeto. Disse que tinha que ser letra do fim do alfabeto para dar tempo de terminar a lição de casa na hora da chamada
Tom é seu nome! Queríamos um nome curto, forte, poético. Um dia, encostado na barriga da Mamãe que já estava bem grande, Papai falou meio tímido: “Oi Tom!”. Ela riu e sentenciou: “É esse o nome!” Assim ficou. Igual ao masetro e ambientalista, uma música! 🙂