Há um tempo escrevemos uma carta para todas as mães cansadas. Ou estou sendo redundante? Pois toda mãe é cansada? De qualquer forma, o post foi um dos nossos mais lidos de todos os tempos. O que só prova que tudo o que a gente precisa é de mais empatia e aquele ombro amigo praquelas horas especialmente difíceis.
O post de hoje te dá, além do ombro virtual, também umas dicas de ouro. Mães que estão com suas energias sugadas precisam achar uma forma de lidar com isso. Não dá pra viver feito um zumbi. Uma das coisas que eu aprendi cedo é que família alguma fica bem quando a mãe não está bem, sobretudo as crianças. Por isso, você deveria querer fazer isso por você. Mas, se não está se sentindo motivada, então você precisa fazer isso por eles.
E nossas dicas são:
Um pouco de malhação
Vai lá, eu sei que você está morta. Mas, 20 minutinhos em uma esteira vão mudar sua vida. Ou um programa online de Yoga. Qualquer coisa. Juro.
Aumenta o som
Entre cozinhar pra turma e recolher 900 peças de lego, você não precisa ouvir somente o seu suspiro desolado. Liga o som, aumenta o volume e faz tudo isso cantando em plenos pulmões e rebolando até o chão. De nada.
Ar fresco
Tá morta e não tá afim de ir ao parque? Abre a janela e deixa entrar ar fresco, deixa entrar luz, sol, deixa entrar vida de fora.
Menos açúcar e comida porcaria
O açúcar pode te dar aquela sensação de aumento de energia, mas confia em mim, você vai se sentir pior algumas horas depois. Por isso, abandone as calorias vazias e invista em lanches mais saudáveis. A energia melhora e se instala permanentemente.
Copo de água gelada
Toda vez que estou morta de sono penso sempre em um chá quentinho. Mas na verdade, um pico na sua energia é tomar uma água bem geladinha.
Banho
Sim, você está morta com aquela camiseta golfada de ontem e o banheiro parece que está há quilômetros de distância. Se arrasta até lá, toma um banho morno, coloca uma roupa cheirosa e fresquinha e se borrifa de lavanda. Aumentou 20% de energia automaticamente.
Vá ao médico
Em casos de exaustão extrema, faz um exame, você pode estar com alguma deficiência de vitaminas e um suplemento pode ser necessário. Eu, que tenho sempre uma visão mais holística, resolvi muitos dos meus problemas de energia na acupuntura e na ayurveda.
Mexa-se
Ao invés de pedir comida delivery, vai ao mercado. Ao invés de pedir a farmácia, dá um pulinho na rua. Essas voltinhas pra resolver coisinhas do dia a dia resultam em boas surpresas e caminhar e interagir um pouquinho te dá mais energia.
Cuide de você
Não se deixe para último plano. Faça o que te traga satisfação, alegria, realização. Faz toda a diferença. Temos aquela sensação que, mesmos cansadas, tudo está valendo à pena.
Durma!
Cara, não tem jeito. Uma hora alguém precisa assumir um pouquinho das suas responsabilidades e você precisa dormir um pouquinho. Sim, mães de bebezinhos, dormir quando o bebê dorme é necessário. Não toda hora, mas algumas sonecas ao longo do dia vão fazer toda diferença. Mães de maiorzinhos. No final de semana, coloca todo mundo na camisa de força e uma soneca de uma hora após o almoço não faz mal a ninguém. Até hoje, com Vicky aos seis anos. Se a gente está em casa, depois do almoço é hora de cochilo, ou luz apagada vendo um desenho calminho e baixinho por pelo menos uma hora.
Crédito da imagem: Shutterstock
Sem Comentários