Até minha filha nascer eu raramente ficava doente. Mas é só ter criança em casa que parece que viramos imãs para gripes e resfriados – até minhas crises alérgicas que ficavam sob controle passaram a atacar seguidamente.
Por aqui, o que mais acontece é ela adoecer e, por tabela, eu também. A verdade é que não sabia muito sobre gripe nem prevenção e, por isso, redobrava minhas atenções para que ela melhorasse logo e não me cuidava. Não fazia em mim a higiene apropriada, dormia com ela no colo respirando seus vírus diretamente no meu rosto. Sem contar o cansaço de ficar acordada de madrugada vigiando seu sono e sua febre – o que acaba de vez com as defesas do sistema imunológico. Se isso acontece aí na sua casa, entenda melhor como funciona a gripe: o que é, causas, sintomas, formas de prevenção e como tratar.
O que é a gripe?
A gripe é uma infecção causada por vírus (existem mais de 200 microscópicas criaturas prontas para nos atacar!). E o que acontece é que o nosso sistema imunológico – que é a defesa do nosso corpo contra os germes –, corre para atacar esse vírus invasor e nosso corpo gasta tanta energia nessa “batalha” que é por isso que ficamos exaustos e nos sentindo tão mal e sem energia.
Uma gripe demora até sete dias para sarar e, até lá, existe uma progressão da doença (entre o segundo e o quarto dia) e outros sintomas como dor de garganta podem surgir. Outras gripes podem evoluir para uma pneumonia por exemplo, por isso é sempre bom consultar um médico ou pediatra para saber como lidar melhor quando a gripe aparecer.
A gripe também ataca mais facilmente adultos e crianças que estão sobre pressão, problemas emocionais, cansadas ou em crises alérgicas. Por isso, tente manter uma rotina de vida sadia, comendo saudavelmente, dormindo o suficiente e fazendo exercícios físicos regularmente. Eu sei que é difícil, nessa vida corrida de hoje. Mas só podemos tentar diariamente, né?
A diferença da gripe para o resfriado, além do tipo de vírus que é diferente, é que, no resfriado, os sintomas são mais brandos e, muitas vezes, não há febre.
Quais os sintomas?
• Febre
• Dor de cabeça
• Aumento do muco
• Nariz entupido
• Espirros
• Tosse
• Dores no corpo
Formas eficazes de prevenção
A gripe é contagiosa e a melhor forma de prevenção é a vacinação seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Mas, ainda assim, são necessários alguns cuidados para não sair espalhando esse vírus por aí:
• Lave as mãos com frequência;
• Quando for tossir ou espirrar cubra o rosto não com as mãos, mas com o antebraço ou um lenço;
• Use lenço descartável para limpar o nariz;
• Não compartilhe talheres, copos e pratos;
• Beba bastante água;
• Mantenha sua casa ventilada, arejada e limpa;
• Consuma alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, kiwi, e vegetais verde escuro, como brócolis, espinafre e couve, que possuem as vitaminas A, B6 e B12. Esses nutrientes são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico;
• Evite o contato com pessoas que estejam apresentando sintomas de gripe ou resfriado. Por isso é tão importante evitar enviar as crianças para creches e escolas nesse período. É também a principal razão pela qual as crianças ficam doentes com tanta frequência.
E quando as crianças ficam gripadas?
É fácil de descobrir quando nossas crianças estão ficando doentes. A produção de muco aumenta e muito. Embora o muco exista em nosso corpo para justamente combater a entrada de poeira e partículas poluentes em nosso organismo, na hora da gripe a produção aumenta no intuito de proteger o pulmão.
O que mais assusta os pais é a febre alta. O que pouca gente sabe é que a febre alta é indicação de que o sistema imunológico está firme tentando combater o vírus com todas as suas forças. Ainda assim, em caso de febre, o pediatra deverá ser sempre consultado.
Benegrip Multi
Conheci recentemente o Benegrip Multi. Achei interessante pois ele ataca a dor no corpo, a congestão nasal (nariz entupido) e a febre, tudo de uma só vez, o que facilita a nossa vida, pois não precisamos tomar ou oferecer aos nossos filhos vários medicamentos (e a gente sabe como é difícil medicar crianças!).
Algumas informações sobre o produto:
• Ele funciona como analgésico, antitérmico e descongestionante nasal, em um só medicamento
• Indicado para crianças a partir de 2 anos e adultos. Ou seja: não precisamos manter tantos remédios em casa, quando a família toda adoecer junta. (Quem aqui fica doente toda vez que as crianças ficam doentes? 0/);
• Fórmula líquida sabor frutas vermelhas, feita para os pequenos, que têm dificuldade em engolir comprimidos;
• Vem com copo dosador, o que diminui a chance de a gente errar na dose;
• A bula é de fácil acesso, no verso do produto.
• Contém Paracetamol* Ativo indicado no tratamento e em caso de suspeita de Dengue Zika e Chikungunya
*Referência Bibliográfica: Brasil. MS-SVS. Dengue: diagnóstico e manejo clínico-adulto e criança. Brasília, 2013. Brasil. MS-SVS. Febre de chikungunya: manejo clínico. Brasília, 2015. Brasil. MS-SVS. Febre do zika vírus: manejo clinico. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_manejo_adulto_crianca__4ed_2011.pdf. Acesso em 01 abr. 2015. Benegrip Multi: Paracetamol 13,30 mg/mL, cloridrato de fenilefrina 0,33mg/mL e maleato de carbinoxamina 0,13mg/mL. MS 1.7817.0768. Indicações: Analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aeres superiores. Benegrip Multi é um medicamento. Durante o uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem estar prejudicadas. Abril/2016. COSMED S/A. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO
imagem destacada: Shutterstock
Sem Comentários