A lista de coisas úteis para bebês é tão importante quanto a lista de itens inúteis. Afinal, ninguém quer gastar dinheiro à toa no enxoval do primeiro mês.
Ainda grávida, eu encasquetei que queria fazer um enxoval minimalista, com apenas o que fosse necessário. Risos. Não foi bem assim que aconteceu, mas eu tentei. E, na tentativa, pesquisei listas e mais listas na internet, cortando itens loucamente, até chegar numa lista pessoal enxuta de enxoval do primeiro mês (pelo menos).
A minha lista tinha bem menos itens do que a maioria. Mesmo assim, mesmo no esforço pra comprar pouco e de forma sábia, acabei adquirindo itens que não usamos.
as coisas que não usei do enxoval do primeiro mês
sapatos: eu me recusei a comprar qualquer sapato para bebês porque acho desnecessário. É caro, ele perde muito rápido, é pesado e quente (pra um bebê que nasceu em outubro). Mas isso não impediu que Martin ganhasse uma porção de sapatos – e que eles não fossem usados.
pomada para assadura: compramos a queridinha Desitin azul e até agora (com quase 3 meses) só usamos uma única vez. Acontece que estamos usando uma pomada que previne assadura e que é muito eficiente (a A+D Prevent, também queridinha das listas). E se ela é eficiente, ele não assa e não precisamos usar a outra. Mil potes de pomada sem uso no trocador.
capa de trocador de tecido: falando em trocador, que ideia besta é capa pro trocador de tecido. Comprei duas, lindas, que combinam com os jogos de lençol, e são até uma boa ideia para o trocador não ficar gelado. Mas não é nem um pouco prático se pensar no tanto de cocô e xixi que escorrem pelo trocador. Estão paradas e sem uso.
mamadeiras: comprei mais por precaução, caso eu não conseguisse amamentar. Mas não tive dificuldades. O leite materno aqui jorra que é uma beleza e ele não teve problemas em pegar o peito. Então, tenho um monte de mamadeira de recém-nascido que serão doadas em breve.
co-sleeper: se você for comprar um co-sleeper, tenha certeza de que você vai co-sleep. A gente comprou um simples, para usar em cima da cama, então não foi um investimento grande. Mas a gente não usou mais do que duas vezes. Ele dormiu no moisés do carrinho – esse sim a gente usou bastante.
shampoo, condicionador e perfume: mais coisas que não compramos, mas ganhamos. A pediatra mandou passar apenas o sabonete da Granado no corpo todo e no cabelinho. Nada de passar produtos desnecessários no corpo do bebê.
Sem Comentários