Obrigar o filhote a raspar o prato pode ser um estigma para toda a vida
A alimentação do bebê ou da criança é das maiores preocupações das mães. Desde a introdução alimentar a gente fica meio apavorada com a qualidade e a quantidade de comida que oferecemos e ficamos muito nervosas quando eles não raspam o prato.
Um dos maiores erros que a família comete é assumir que as crianças precisam comer tudo o que lhes é oferecido. Por mais que a gente queira que nossos filhos sejam saudáveis e bons comedores, essa regra de raspar o prato pode trazer mais problemas do que soluções.
Você pergunta se ele está satisfeito?
Todos nós temos um reloginho interno que avisa quando estamos satisfeitos. O ruim é que ficar ouvindo toda hora que a gente precisa comer tudo, transforma isso. Mexe com nosso relógio biológico e faz com que a gente passe a comer mais do que precisa por toda a vida.
Por isso, preste atenção aos sinais que demonstra que seu filho está ficando cheio e pergunte se ele está satisfeito. A Victoria normalmente avisa: “mamãe, minha barriguinha está cheia”, e eu normalmente não insisto depois disso.
A gente cozinha e coloca mais comida no prato do que precisa
Fartura é algo que a gente aprende com nossos avós e mães. E hábitos são adquiridos. Com isso a gente acaba cozinhando mais do que precisa e enche mais o prato do que precisa. Principalmente com nossos filhos. Já percebi que às vezes eu coloco pra Victoria um prato do mesmo tamanho que o meu. Oras, impossível ela comer tudo, certo? Por isso, sobretudo quando o prato tem bastante variedade (legumes, carne, grãos), entenda que não é preciso lotar o prato.
Bom senso e nossas crianças marotas
Isso não significa que você deva aceitar que seu filhote dê poucas colheradas e queira sair pra brincar. Afinal, você não é boba. Nesse caso insista, converse, explique por que não pode ser assim. E observe ele comer mais, mesmo que ele não termine o prato todo.
O problema da sobremesa
Oferecer sobremesa se eles comerem tudo é dos maiores erros que os pais cometem. Em primeiro lugar por que coloca a sobremesa em um pedestal e segundo porque diminui a importância e a deliciosidade daquele pratão colorido que você criou. Como se comer a comida fosse algo a ser atravessado somente para chegar na sobremesa.
Esse é dos piores hábitos para vencer. Em primeiro lugar, sobremesa deve existir só de vez em quando. Não só no final de semana, pois novamente, sobremesa não deve ser algo especial, mas de vez em quando.
E, uma coisa que você pode testar é colocar a sobremesa junto com a comida. Eles tendem a deixar o que mais gostam pro final. Tipo: um último pedaço de carne, o milho e, por que não, a sobremesa.
LEIA MAIS
Método para a criança experimentar novos alimentos
Imagens: Shutterstock