Amamentar seu filho é um dos momentos mais poderosos da vida da mulher. Além do leite materno conter todos os nutrientes que o bebê até 6 meses necessita, a criança também recebe amor e cria vínculos profundos com a mãe.
O bebê pode e deve mamar sempre que ele quiser, seja de dia ou de noite. Isso se chama livre demanda. Como são muitas mamadas por dia, é possível variar a posição para amamentar. O mais importante é que tanto o bebê quanto à mãe estejam calmos, confortáveis e que a pega esteja correta.
Você sabe o que é a pega?
A pega é a maneira que o bebê mama no peito. O correto é que ele abocanhe boa parte da aréola e não apenas o mamilo, e que sua barriga esteja encostada no corpo da mãe.
Segundo a cartilha do Ministério da Saúde e da Unicef, essas são as indicações de que a pega está adequada.
Boca bem aberta;
Lábios virados para fora;
Queixo tocando o peito da mãe;
Aréola mais visível na parte superior que na inferior;
Bochecha redonda (“cheia”);
A língua do bebê deve envolver o bico do peito.
Posições para amamentar
A mãe pode amamentar seu filho sentada, deitada e até em pé. O mais importante é que ambos estejam confortáveis.
Mãe sentada
A mãe pode apoiar o bebê em um travesseiro ou almofada de amamentação. Pode apoiar os pés para facilitar que o bebê fique mais próximo dos seios ou cruzar as pernas.
Veja algumas posições possíveis para dar de mamar sentada:
Mãe deitada
A mãe pode amamentar recostada na cama ou deitada de lado, de preferência apoiando a cabeça no travesseiro ou no seu braço. Com o outro braço, ela segura o bebê o ajudando. É bom deixar a cabecinha da criança um pouco mais elevada.
Posições para amamentar gêmeos
Posição do bebê
O corpo do bebê deve estar inteiramente de frente para a mãe e bem próximo (barriga do bebê voltada para o corpo da mãe).
O bebê deve estar alinhado, a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo;
A boca do bebê deve estar de frente para o bico do peito.
A mãe deve apoiar com o braço e mão o corpo e o bumbum do bebê.
Aproximar a boca do bebê bem de frente ao peito, para que ele possa abocanhar, ou seja, colocar a maior parte da aréola dentro da boca.
Queixo do bebê tocando o peito da mãe.
*Crédito da imagem em destaque: Shutterstock
1 Comment
Obrigada por mais um a dica valiosicima espero que vc possa sempre nos presentear com conteudos de alta qualidade como este. ganhou uma leitora .