O que é amamentação cruzada?
Amamentação cruzada é a prática em que uma mulher amamenta o filho de uma outra mãe. Ela não é recomendada!
Por que a prática da amamentação cruzada não é recomendada?
A amamentação cruzada é contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois ela oferece riscos de transmitir doenças infectocontagiosas ao bebê. A mais grave delas sendo a Aids, doença crônica ainda sem cura.
Outras doenças além da Aids também podem ser transmitidas pela prática, tanto através do leite materno, como por um sangramento no mamilo. Hepatite B é um exemplo de outra doença que pode ser transmitida.
A amamentação cruzada é contraindicada desde 1985, devido ao advento da Aids.
E se a mulher fizer exames antes para ver se tem alguma doença infectocontagiosa?
Mesmo se a mulher estiver com os exames normais ainda assim não é recomendada a prática de amamentação cruzada. Pois existe uma chance dela estar em uma janela imunológica, e o bebê correr o risco de contrair a doença.
Janela imunológica é a expressão usada para designar o período que um organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. Ela varia de acordo com o tipo de infecção e sensibilidade do teste utilizado para detectá-la. |
E os bancos de leite, qual a diferença?
Nos bancos de leite humano o leite doado por outra mãe é tratado, pasteurizado e, consequentemente, isento de qualquer possibilidade de transmissão de doença. Portanto o leite dos bancos de leite é seguro.
Se a mãe não consegue amamentar por algum motivo seu filho, ela deve procurar orientações de um médico para saber como proceder.
Fonte: Instituto Fernandes Figueira, Instituto nacional de saúde da mulher, da criança e do adolescente, da Fiocruz.
++ SAIBA MAIS ++
Como esterilizar vidros para armazenar leite materno
Sem Comentários