Cinco maneiras de criar crianças criativas

Estimular a criatividade no seu filho é mais do que ter uma criança que sabe desenhar direito

 

Crianças criativas são aquelas que conseguem usar a imaginação não apenas para fantasiar, mas também resolver conflitos. Sabe aquele adulto cheio de jogo de cintura, que consegue flanar pelos problemas, sempre achando uma solução para eles? Então, esse adulto certamente foi uma criança criativa.

Existem formas de estimular a criatividade na sua criança. Uma que foque mais no processo do que no resultado final. Uma que ache que desenhar uma casa, não necessariamente signifique 4 paredes e um telhado. Para isso nós, os pais, precisamos entender que o céu é o limite. E que o caminho é mais importante do que o destino final.

Cinco maneiras de criar crianças criativas

 

Questione tudo

Todas as crianças passam pela fase do “por que”. Aliás, algumas delas nunca saem completamente dessa fase. Eles querem saber as coisas mais estapafúrdias, que nosso cérebro travado de adulto, não consegue mais imaginar. Por isso é tão importante você devolver a pergunta. Perguntar por que determinado brinquedo foi feito exatamente daquele jeito e não de outro vai fazê-lo questionar aquilo que já estava pronto na mão dele. E, com um empurrãozinho seu, aquela boneca comum vai virar alvo de experiências criativas.

Senso de humor

Nossas crianças são definitivamente esponjas que absorvem não só o que fazemos, mas quem somos. Por isso, bom humor é importante. Transforma àquela hora sem graça do banho em um festival de perguntas e respostas, a hora do lanche em uma série de piadas sobre os legumes. Cada coisa engraçada que os pais dizem, estimula as crianças a pensarem fora da caixa para manter o bom humor rolando.

Peça ajuda

Se você está com um problema na cozinha e nem todas as frutas cabem na fruteira, peça ajuda e converse com as crianças sobre o que pode ser feito. Não só eles se sentem importantes, por que a opinião deles é levada em conta, mas o instinto natural de tentar agradar vai fazer com que ele pense em diversas ideias, cada uma melhor do que a outra, sobre como todas aquelas frutas podem ser armazenadas.

Tempo livre

Se a criança não tem tempo de pensar, ela não consegue ser criativa. Se entre a escola, o judô e a aula de inglês, tudo o que a criança tem tempo de fazer é ficar no tablet, tem alguma coisa errada. Tempo livre e ocioso é a mais importante ferramenta para estimular criatividade nas crianças. É importante limitar o tempo com os eletrônicos e até mesmo a quantidade de brinquedos disponíveis. Papel e branco, papelão e caixa de giz de cera transforma qualquer criança no próximo Macgyver.

Diferentes pontos de vista

O mundo é muito maior do que a gente e a nossa bolha. Existe um mundo imenso, cheio de pessoas diferentes, culturas distintas, que gostam e vivem de maneiras tão distintas de nós. É muito importante que as crianças sejam expostas a essas diferenças. Se na sua comunidade não tem como mostrar a diversidade e se vocês não viajam muito, livros abrem a porta para esse estímulo. E toda criança precisa desenvolver a habilidade de conseguir se colocar no lugar do outro.

 

bebê não come açúcar
Postagem anterior
Meu bebê não come açúcar, parem de me encher o saco
Próxima postagem
Por que outras mães estão vivendo e eu não?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Cinco maneiras de criar crianças criativas