Quando as crianças começam a sonhar

Quando as crianças começam a sonhar, é como se a vida ficasse mais colorida

Quando as crianças começam a sonhar é como se esse mundão se descortinasse pra elas. E pra gente.

Acho que uma das coisas que mais me comovem na humanidade é a nossa capacidade de sonhar.

Não estou falando de desejar coisas materiais, mas de sonhar um pouco existencialmente mesmo.

É fácil a gente perceber nossos próprios sonhos e desejos. Emagrecer, ter mais energia, ver um mundo melhor para nossos filhos e até ter mais tempo para fazer acontecer os próprios sonhos. A gente não para de desejar, nunca.

Inclusive um dos principais sintomas de que algo vai muito errado na nossa cabeça é quando perdemos a capacidade de querer algo melhor e mais pra bonito pra si e para o mundo. Essa desesperança é um dos principais sintomas da depressão.

É é uma coisa bem bonita de ver quando nossos filhos começam a desejar coisas. Não estou falando da nova boneca. Estou falando daqueles sonhos grandes mesmo.

Um dia a Vicky expressou um desejo tão lindo e emocionante que deixou todo mundo com lágrimas nos olhos. Estávamos na casa da minha mãe, em família, quando ela pega uma foto antiga e diz sonhadora: “sabe eu queria ter nascido antes só pra poder ter conhecido o biso”. Buenas, meu avô materno morreu quando eu tinha 5 anos, nem meu irmão caçula o conheceu. E ela continua: “eu sei que é impossível por que a mamãe era criança, mas acho que eu ia gostar demais do biso.” (Pausa pra secar a lágrima no canto do olho).

 

E, desde então, ela passou a expressar os mais variados desejos.

– Mãe, eu quero falar pelo menos 3 línguas. Você acha que eu consigo?
– Ia ser legal se não existisse nenhuma pessoa sofrendo no mundo, né?
– Queria conhecer todos os países do mundo enquanto eu ainda fosse criança
– Queria passar o ano inteiro viajando (ahaha sonho de nós duas!)
– Mãe, sabe, eu fico sonhando muito acordada, sabe? Tem dias que eu só quero mesma ganhar aquela boneca. Mas outros dias eu fico querendo coisas muito maiores, como ser cantora. Você acha que a minha voz é boa?
– Eu fico sonhando todo dia que eu vou acordar e vai ter um cachorrinho dormindo comigo na cama. Sabia que se eu tiver um cachorro eu não vou mais dormir com você?

E assim que ela começou a entender que era legal querer e desejar e sonhar com coisas tão pequenas como voltar naquele restaurante que ela adorou e coisas tão imensas quando a paz em todas as favelas cariocas, ela dispara a listar, todos os dias, tudo aquilo que vem na sua criativa cabecinha.

Crianças não têm limites na sua imaginação.

Ontem mesmo entabulamos uma conversa surreal sobre como seria a vida dela em Hogwarts, longe de mim, se aos 11 anos ela recebesse a carta da escola de magia. Que ela achava que ela era bruxa e tudo bem que eu não era. Algumas vezes as mães não eram, mas as filhas sim. Eu ri. E adorei que ela consegue sonhar nesse nível.

Acho que a gente não ensina ninguém a sonhar. É algo que está na gente. E o tamanho do seu sonho também.

A Vicky sabe o quanto ela é privilegiada. Que ela tem uma mãe que sonha e deseja na mesma intensidade. E por isso mesmo sonhos não têm limites e são absolutamente pessoais.

Ela sabe que alguns sonhos, como falar línguas, serão completamente incentivados por mim. Viajar muito também.

Ela sabe que alguns, os materiais, serão levados em consideração e muitos sumariamente descartados, por que a vibe aqui é outra.

Eu acho que sonhar é manivela. É força propulsora. É o que faz a gente seguir pela vida com o coração quentinho, almejando novos encontros e possibilidades.

Por isso prestem bem atenção quando suas crianças começarem a expressar desejos. Conversem, estimulem, queiram saber mais.

Quando a gente não tem nossos sonhos reprimidos, a gente voa mais longe.

 

imagens: unsplash.com

canto de estudo
Postagem anterior
10 soluções baratas para criar um canto de estudo para seu filho
maternidade tardia
Próxima postagem
Maternidade tardia: Saiba quais são seus riscos e benefícios

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Quando as crianças começam a sonhar