Você se vacinou durante a gravidez?
Posso confessar? Não tinha ideia que precisava! Só descobri durante o pré-natal, dentro do consultório médico. Tive a sorte de ser bem orientada, porque o assunto é sério. A vacinação durante a gravidez é muito importante porque, além de proteger a gestante, também ajuda a proteger o bebê desde dentro da barriga.
Na minha segunda gravidez, tive outra surpresa: teria que me vacinar novamente. Sim, a cada gestação, a partir da 20ª semana de gravidez, é preciso tomar a vacina dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular) – gratuita para todas as gestantes nos postos de saúde. Apesar disso, ainda é a minoria das grávidas que se vacina. A cobertura vacinal contra coqueluche (dTpa) caiu para 38% em 2017.
Bem preocupante, ainda mais quando se sabe que essa doença, que ataca o aparelho respiratório e é altamente contagiosa, é uma das principais causas de mortalidade infantil especialmente entre menores de 6 meses.
Por que é tão importante se vacinar durante a gravidez
A doença é transmitida facilmente de pessoa para pessoa, sobretudo através de gotículas produzidas pela tosse, fala e espirros. E, infelizmente, nós, mães, somos a fonte de infecção mais comum nos bebês pequenos. Por isso é tão importante que a gente se proteja, para proteger nossos filhos também!
Faça parte dessa corrente do bem, apoiada pelos Laboratórios GSK.
Vacine-se e tire uma foto e poste em suas redes com a hashtag #VacinaDaCoqueluche para conscientizar mais pessoas. Quanto mais essa informação espalhar, mais protegidas estarão as crianças.