Uma das delicias da gravidez é montar o quarto do bebê. Escolher tema, cores, todos os detalhes, e decidir se você vai comprar um berço e qual estilo. Eu pensei muito em escolher um berço que pudesse durar mais tempo do que os dois anos (quase impossíveis) regulamentares, decidi então comprar um modelo tradicional, mas que viraria uma mini cama e depois uma cama de solteiro. Mas tive amigas que compraram berços lindo estilo provençal. Em comum nós todas nos preocupamos em oferecer um ambiente confortável e seguro para os nossos filhos.
Regras básicas de segurança
- Se optar por berço com barras, estas devem ter espaçamento máximo de 6,5 centímetros de distância uma da outra.
- O colchão deve ser mais firme para não ceder sob o peso de bebê (recomenda-se o de densidade D18).
- O colchão precisa caber de forma que não haja espaço entre ele e as paredes de berço, se houver algum espaço, esse não poderá ser maior do que 2,5 centímetros.
- A parte superior do trilho do berço deve ter pelo menos 26 centímetros a partir da parte superior do colchão (onde o bebê irá ficar). Essa distância irá aumentar com o crescimento do seu bebê. A distância do topo da grade até o estrado não pode ser menor que 60 centímetros.
- O kit berço se você optar usar, precisam ser sólidos e sem recortes decorativos. Não deixe fios longos soltos a amarrá-los.
- Berços com grades do tipo guilhotina não são seguros.
- O estrado deve ser feito de uma só placa de madeira, e é importante que possa ter altura regulável. A posição mais baixa é a mais segura e deve ser adotada assim que o bebê consiga sentar-se sozinho.
- Não deixe travesseiros e almofadas soltos no berço, eles representam real risco de sufocação ao bebê. Bebês mais velhos pode usá-los para subir na tentativa de sair do berço.
- Não deixe a babá eletrônica nem equipamentos com fio dentro do berço ou próximos ao bebê.
- Coloque o berço longe de janelas. Assim você evita exposição a luz solar direta e também correntes de ar, poeira e sujeiras que venham da rua.
- Certifique-se de que não há cordas de persianas ou cortinas perto que pode se prender em torno do pescoço do bebê.
- Desde dezembro de 2012, os berços infantis são fabricados e importados atendendo aos requisitos aprovados pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Dicas gerais:
- O modelo de berço mais comum no mercado segue o padrão americano: cujas medidas internas são 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura (modelo nacional é 1,30m x 60cm).
- Escolha um berço que tenha uma medida padrão, assim é mais fácil de trocar o colchão e achar roupa de cama.
- Se o quarto do bebê é pequeno, vale investir em berços com cômodas, trocadores ou gaveteiros acoplados, além da famosa cama extra.
- Um berço com rodas ajuda na hora da limpeza ou se você é do tipo que adora mudar os móveis de lugar. Compre um que tenha trava nas rodas, e certifique-se de que elas estejam acionadas todo o tempo.
- Vire o colchão pelo menos uma vez por mês. Substitua-o imediatamente se apresentar alguma deformação.
- Os móbiles são bem comuns com o objetivo de distrair o bebê; prenda-o firmemente ao berço, em uma altura que não possa ser alcançado e puxado pelo bebê.
Galeria de modelos de berço
7 Comentários
Amei o site! As dicas são valiosíssimas!
Fátima, muito obrigada!
Como fasso para entrar em contato com voces para comprar um berço
Alex não vendemos berços. Somos um blog e somente indicamos ou fornecemos inspirações. O link de compra para os berços estão dentro do post.
Esse berço com o passarinho, poderia me passar o link ou contato do fornecedor?Não localizei!rs
Olá, poderia me enviar por email a foto desse berço? Não consigo copiar a imagem.
Grato.
Luiz
Gostaria de saber aonde vende este berço tinoc em São Paulo. ?