Dicas para organizar a festa de um ano

Seu filhote vai fazer um ano e você não sabe nem por onde começar a planejar a festa? Olha, é assim mesmo. Para início de conversa, é fato que você está cansada. O primeiro ano de uma mãe de primeira viagem é repleto de emoções, pouca chance de dormir e momentos deliciosos misturados com todas as neuroses típicas de 10 entre 10 mães. E, além disso, você nunca organizou festa para um bebê, oras. Então não se preocupe: a gente está aqui, como sempre, do seu lado, oferecendo um passo a passo básico pra você organizar uma festa supimpa para sua família e amigos.

 

Pré-produção

Escolha o tamanho da festa: se vai ser um bolinho pra 10 pessoas ou uma festona pra 150 pessoas, tudo vai depender do quão animados vocês são, da disposição em investir e da vida social da família. Mas escolher o tamanho da bagunça é o primeiro passo pra conseguir se organizar.

Escolha o horário: importantíssimo pra definir alguns detalhes como o tipo de comida e como entreter os convidados

Escolha o tema: o tema pode ser qualquer coisa que você quiser. Minha sugestão: aproveite que ele é apenas um bebê e escolha temas que você curte. Você terá poucas chances de fazer isso no futuro. Uma dica boa é fugir de personagens e escolher temas com amplas possibilidades como circo, fazendinha, piquenique, e temas ainda mais genéricos e fofos, como cupcakes ou arco-íris.

Escolha o lugar: casa de festas, pracinha, salão de festas do prédio, dentro de casa ou na casa de um amigo? A escolha é sua. Lembre-se que se a festa inclui os amiguinhos da pracinha, natação e creche, a chance de haver muitos bebês na festa é certa. Então pense no conforto desses pais e providencie um lugar para servir de estacionamento de carrinhos.

 

Check list

Convite: papel, telefonema, e-mail, evento no Facebook ou sinal de fumaça? A escolha é sua. Eu adoro um convite impresso, mas é mais trabalhoso, claro. Ainda assim, lembre-se que nem todo mundo tem Facebook, nem todo mundo abre e-mail todos os dias, você precisa sim telefonar para as pessoas mais velhas e é mais comum entregar em mãos convites para os amiguinhos da creche, natação etc.

Comes e bebes: se a festa é de manhã, pode-se investir num brunch delicioso, se for na pracinha pense num grande piquenique. A casa de festas oferece buffet próprio e se for num salão de festas o mais comum é o combo trenzinho + buffet de salgados. Não importa a sua escolha, o principal é lembrar que os pequeninos também precisam comer e eles ainda não comem (ou não deveriam) comer doces, gordura, balas e refrigerantes. Então pense num cardápio adicional apropriado para eles. Algumas dicas: biscoito de polvilho (aqui no Rio todo mundo compra sacos de biscoito Globo e coloca em cestas), copinhos com biscoito maisena, uma massinha curta (penne ou fusili) com molho de tomate natural, milho cozido cortadinho em pedaços pequenos, salada de frutas picadinhas ou amassadinhas (sem açúcar) e suco natural já é cardápio rico e as mães ficarão mais aliviadas. O trenzinho de lanches e os salgadinhos serão apreciados pela turminha mais velha e pros adultos que ficam felizes em abandonar a dieta por uma coxinha ou uma mini pizza.

Mesa do bolo: quanto mais simples melhor. Abandone de vez os bichos de pelúcia. A gente já falou disso aqui e aqui

Painel: hoje em dia, quanto mais simples, mais elegante. Também já falamos sobre isso aqui e aqui.

Decoração: tudo depende do tema da festa. Mas pensa que quanto menos boneco, menos traquitana, mais chance tem da pessoa conseguir observar o bolo, os doces, as torres de cupcakes, os cakepops e os detalhes charmosos. A festa não precisa ter 1000 balões formando um arco, mas pequenos cachos de bolas, pompons saindo do teto ou lanternas chinesas. Inspire-se aqui na nossa galeria do Pinterest.

Bolo: bolo simples de laranja ou fubá, se quiser que os pequeninos possam provar. Pasta americana para quem quiser um bolo super decorado e temático. Naked cake de bolo branco com frutas pra quem quiser modernizar.

Centro de mesa:  violetas em vasinhos coloridos e laços de fita já ornam qualquer mesa. Para as mais animadas pense em árvores de jujubas, cachepos decorados com o tema da festa (e dentro coloque um muffin, balão metalizado, balas de coco, prendas como apitos, olho de sogra, chapéu de festa, guardanapos decorados… enfim, as possibilidades são infinitas).

Diversão pros pequenos: se tiver muitos convidados na mesma faixa etária do seu filho, considere investir num cercadinho baby. E pra turminha mais velha, um bom e velho pula pula e talvez uma sessão de teatrinho ou contação de historias. Não vale a pena investir naquela animação com muita gritaria e correria. Com muita criança pequena, vai ser um estresse sem fim e a maior choradeira.

Lembrancinhas: as pessoas andam surtando com essa coisa de lembrancinhas, mas se você não tem uma ideia muito definida, não fique doida. Só existe uma coisa que não se pode pensar em dar: saquinho de guloseimas. Crianças pequenas não comem doces (ou não deveriam) e não vão aproveitar o mimo. Algumas dicas: copos com o tema da festa, um brinquedo que não contenha partes pequenas, giz de cera com caderninho de colorir (eles ainda não manuseiam hidrocor e lápis de cor), massinha de modelar, livrinho de banho, soninho, bóia de braço com o tema da festa, bola, brinquedos de banho, mordedores. Qualquer um (ou combo com esses itens) numa linda embalagem já é uma coisa tão fofa e tão personalizada pras crianças pequeninas e os pais agradecem.

Música: uma playlist de músicas de criança que não seja um saco pros adultos ouvirem (pense em Adriana Partipim, Pato Fu, Palavra Cantada ou Saltimbancos), MPB/Bossa Nova ou mesmo uma trilha com cara de lounge sofisticado como Buddha Bar, Putomayo e Gotan Project. Vale investir numa música legal que não enlouqueça os adultos que estão na festa. Deixe a Xuxa, pagode, funk e axé pra uma próxima ocasião. Bebês e barulheira não combinam.

Banheiros: mantê-los sempre limpos é o básico. Se o lugar não tiver fraldário, considere alugar um ou dois em um lugar especializado e deixe uns dois pacotes de fraldas, lenço umedecido e pomada disponíveis para os desavisados ou esquecidos.

Registro: Existe uma série de profissionais especializados em festas infantis. Não se esqueça de fazer antecipadamente uma lista das pessoas que precisam ser registradas com seu baby, converse com antecedência com o profissional e deixe a lista com alguma pessoa próxima e solicite ajuda com o fotógrafo. Em dado momento você vai abstrair e alguns registros importantes podem não rolar.

Os trajes: Para o aniversariante separe pelo menos umas duas mudas extras de roupas lindinhas (babou, golfou, se emporcalhou e pimba: a próxima roupa não pode ser o pijama). E não se esqueça de ter um body ou macacão confortável pra quando ele cansar e ficar irritadiço. Em algum momento, a criança vai capotar e é melhor que não seja no vestido cheio de goma e babados ou na fantasia de poliéster. Já você precisa estar linda, pois provavelmente não chegou ao seu peso ideal ou emagreceu demais (isso existe?), pensa nas olheiras etc. Mas invista também no seu conforto e deixe no armário o Louboutin salto 12. Faça unhas, escova no cabelo, deixe sua bolsinha de maquiagem dentro da bolsa do neném e pense que em dado momento você pode querer se sentar no chão pra brincar com o seu baby de forma descontraída. Então você precisa estar maravilhosamente e impecavelmente confortável (isso existe II?)

 

Etiqueta

Na hora de convidar: R.S.V.P. ajuda o planejamento do número de convidados. Conte o número de crianças e aumente uns 10% o numero de lembrancinhas. Tem sempre alguém que traz o irmão mais velho, um convidado de última hora e uma tia sem noção que cisma em levar uma lembrancinha para casa.

Presente ou doação? Seja o que for, lembre-se de anotar quem deu o quê. Se for pedir doação para alguma instituição de caridade, não deixe de mencionar no convite pra quem você está doando.  Falamos disso aqui.

Na hora da festa: você vai estar com a adrenalina a mil. Mas tente relaxar, curta a festa e invista cinco minutinhos sentando em cada mesa, tire foto com todo mundo, deixe o povo pegar o aniversariante no colo. Aproveite mesmo. Coma, beba, sorria, sente no chão com seu filhote. Deixe alguém também responsável por supervisionar o pequeno: sua irmã, a dinda, a babá ou uma avó. Você vai precisar recepcionar os convidados e pode (e deve) se distrair com seus amigos.

Não se esqueça de agradecer: é igual casamento: você vai pegar a lista de quem deu o que e vai agradecer nominalmente e dizer o quanto você gostou da bola de futebol que a Tia Thais deu. Mande cartões na agenda da creche, telefone pra sua família e a do marido e mande e-mail para os seus amigos. Você tá morta, mas isso não é desculpa para desatenção.

 

Boa sorte na empreitada e lembre-se de que é mais fácil do que parece. Tira foto e manda pra gente?

Postagem anterior
Histórias de elefantes
Próxima postagem
O fim do dever de casa?

2 Comentários

  1. 16 de julho de 2013 at 14:46 — Responder

    Adorei as dicas, sou fissurada em organizar festinhas para meus pequenos, mas várias destas coisas nunca tinha me dado conta! Beijos

    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

  2. Julianna
    13 de agosto de 2015 at 7:18 — Responder

    Super amei, tenho dois bebês uma Menina de 6 anos e um de 1 mês, eles completam ano no mesmo mês, tô pedindo sugestão pra uma festa pros dois, o que sugere?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas para organizar a festa de um ano