Atividade física desde cedo

Como podemos estimular nossos filhos a serem ativos desde cedo? Sabemos que quanto mais cedo se tornar um hábito, maiores as chances de durarem por toda a vida. Com incentivo e apoio bem direcionados, as chances da criança se interessar pelas atividades que mexem com o corpo é bem grande.
Antes de começar, observe qual a melhor rotina para vocês, na maioria das vezes estimulamos nossos filhos para algum esporte e o interesse é negativo. Não desanime, caminhar pelos parques e praças do seu bairro ou andar de bicicleta, são ótimas atividades e que envolvem toda a família. Dependendo da idade, sua casa será o seu ginásio poliesportivo. Atividades ao ar livre e com amigos já são suficientes para promover o bem estar físico. Apesar de alguns videogames já colocarem os pequenos em ação, atividades fora do eixo sofá-TV têm maiores chances de sucesso.
Reunimos aqui algumas dicas do nosso pediatra para ajudar seu filho a se mexer.

0 a 10 meses

Chame a atenção do bebê com sons, objetos e toques que induzam ele a mexer a cabeça, os membros e o tronco. Para estimular os deslocamentos, deixe-o no chão o máximo de tempo possível e incentive-o a buscar brinquedos a alguma distância. O movimento de arrastar-se fortalece a coluna cervical, os ombros e braços. Colocar os bebês de barriga para baixo também é uma forma importante de exercitá-lo.

11 meses a 2 anos

Andar e explorar o ambiente. Prepare o terreno com obstáculos como rampas, túneis, bolas, além de brinquedos educativos e deixe a criança brincar livremente. Use os brinquedos como isca. Músicas alegres e outras crianças são bem-vindas. Desenvolver a coordenação motora é importante nesta fase. A presença de um dos pais ainda é necessária para monitorar e estimular, mas não para conduzir os movimentos. Aos 2 anos os pais podem começar a sair de cena dando espaço para os amigos.

consumo
Postagem anterior
A corrida desenfreada pelo consumo de produtos infantis
Próxima postagem
Bolsas tiracolo: liberte-se!

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

COMPARTILHAR

Atividade física desde cedo