Bagunça na casa, bagunça na vida

Minha mãe comentou comigo há algumas semanas atrás que a organização do lar reflete, e muito, o nosso estado de espírito. Alguns dias depois uma amiga postou um texto ótimo no Facebook falando do caos que a casa dela havia se transformado depois do nascimento dos filhos. Uma noite cheguei em casa, pisei num brinquedo e cortei o dedo. Na mesma noite eu tropecei no meu sapato e quase dei de cara na parede. E por fim a Victoria escorregou em um body esquecido num canto no quarto.

Achei que nada disso era coincidência e que estava na hora de prestar atenção em como estávamos sobrevivendo em meio ao caos.

A verdade é que nem eu e nem marido somos pessoas particularmente arrumadas. Eu vivo num estado perpétuo de fazer a bagunça e depois arrumá-la freneticamente (e aos berros). Marido não consegue dobrar uma camiseta nem que sua vida dependa disso. E vai deixando um rastro de meias, copos sujos e bermudas pela casa.  Mas a gente sempre foi limpo. Não me leve a mal. Não é que a casa seja suja. Ela só é bagunçada.

Indo mais além, recordo que desde que eu voltei a morar no Rio em 2009 que a casa não chegou a desenvolver o potencial de sua personalidade. A gente se mudou de uma casa para um apartamento meio de supetão, do jeito que ele estava. E aí que meses depois, o marido foi passar uma temporada de quase um ano em Nova York. Ou seja: não fizemos nada no nosso lar, porque a sobra de dinheiro era para a ponte-aérea GIG-JFK. E quando marido finalmente voltou eu engravidei naquela semana (saudade faz isso) e a sobra de dinheiro foi para arrumar o quartinho da Vicky, fazer o enxoval e minimamente nos adaptarmos a chegada dela. Some-se a isso a chegada de um bebê, um excesso ridículo de trabalho, burrice gestacional e uma dispersão eterna. Resultado: estamos sobrevivendo (mal) em meio a um caos.

Com a casa se rebelando contra seus moradores, minha mãe me dando um toque, minha irmã ameaçando uma intervenção e eu me sentindo, finalmente, desconfortável com a situação toda, resolvemos olhar para o lar e pensar cada cômodo. O apê é alugado e estamos nele temporariamente  até o nosso ficar pronto. Então é mais uma maquiagem do que propriamente um obrão.

Aí eu penso em toda a movimentação emocional que estamos vivendo em casa e todas as necessidades que passamos a verbalizar enquanto casal, profissionais, pessoas e pais. E sou obrigada a concordar com a minha mãe quando ela diz que um lar bagunçado reflete sim a nossa confusão emocional. E chegou a hora de arrumar tudo. A cabeça, a vida e o lar.

Na próxima semana vou avaliar cômodo a cômodo e quero postar aqui soluções práticas para a arrumação de um lar com crianças pequenas. Como arrumar os brinquedos, as roupas, como esconder imperfeições e como resolver a questão do acúmulo (muitas vezes desnecessários) de tralhas ao longo da vida. O tempo com as crianças ficou mais curto, um apartamento alugado é mais complexo de organizar. Vocês querem me ajudar nessa? Eu realmente não tenho vontade, ou verba, para contratar uma personal organizer. E gostaria de ser eu mesma a fazer essa movimentação rumo a uma vida sem poeira embaixo do tapete.

 

 

Imagem: LauraRodrigues

Postagem anterior
Desfralde - Kit essencial
Próxima postagem
Obesidade e gravidez? Manual de sobrevivência.

10 Comentários

  1. 1 de novembro de 2012 at 13:26 — Responder

    Meu marido é extremamente organizado e eu tb não gosto de bagunça, mas às vezes a gente não dá conta né? O que fazemos é todo final de ano fazer uma faxina GERAL na casa, abrir, limpar e reorganizar cada armário de cada cômodo. Isso sempre gera sacos de roupas que não usamos mais, tranqueiras que fomos guardando e tal, é uma faxina na alma. Boa sorte e fico ansiosa esperando pelas dicas.
    Abraços

    • Camila
      2 de novembro de 2012 at 2:07 — Responder

      como isso eh trabalho de dias, estou esperando entrar de ferias para fazer essa sessão desapego. vai emagrecer a alma!

  2. Rachel Platenik
    1 de novembro de 2012 at 13:56 — Responder

    Oi Camila.
    Em 1o ligar preciso dizer q ja me identifiquei com vários posts seus, principalmente o da baba/ empregada. Um dilema!
    Mas enfim, acho Tb q nossa casa reflete ou no mínimo interfere no nosso estado de espirito. De vez em qdo temos q encarar aqueles buracos negros que acabam trazendo a tona varias sensações e situações q tínhamos guardado ou esquecido ali junto. Faz mó bem!
    Como dica, curto MUITO um programa no GNT chamado Santa Ajuda. No site tem o link pra vários episódios com soluções bem praticas!
    Boa sorte e bom momento pra vcs 😉

    • Camila
      2 de novembro de 2012 at 2:09 — Responder

      Rachel, em primeiríssimo lugar, obrigada pela preferencia 😀 Bom saber que tem alguém do outro lado do computador gostando dos nossos posts.
      Vou procurar no site do GNT, fiquei curiosa. Beijo

  3. 1 de novembro de 2012 at 14:16 — Responder

    Aí Camila, adorei! Tb estou na mesma situação: casa alugada, esperando ap ficar pronto. Entendo perfeitamente qd diz que é difícil organizar tudo qd a casa não é de fato a sua, principalmente qd se tem filhos e qd o ap esta pra sair em breve. Da preguiça de arrumar agora o q vc vai ter que organizar daqui a pouco. Outro dia escrevi no meu blog sobre a bagunça da minha sala, ainda tem coisa pra fazer mas já deu uma aliviada. Nesse feriado vou para o quarto da bagunça…haja coragem. Rs Beijo e boa sorte!

    • Camila
      2 de novembro de 2012 at 2:11 — Responder

      o quarto da bagunça vai ser uma das primeiras coisas a serem atacadas aqui em casa. Um misto de desanimo e excitação. E preguiça. Vamos em frente. Beijo.

  4. Darlene Pimenta
    1 de novembro de 2012 at 15:50 — Responder

    Ameeeiii ! Nao vejo a hora da próxima postagem.
    Minha situação e idêntica a esta. Quero idéias que
    Talvez me ajude . Grande beijo

  5. Patrícia Valverde
    1 de novembro de 2012 at 16:29 — Responder

    Cam, eu fiz o curso de personal organizer para tentar aplicar a teoria lá em casa. Funcionou no primeiro mês. Era lindo ver nossas gavetas de meias… Mas fato é que a vida não é tão arrumadinha assim… Adorei o post e vou esperar atenta pelos próximos! : *

  6. Sandra
    8 de agosto de 2013 at 23:40 — Responder

    Por mais dificil q seja, jogue fora o q não usa, doe aquilo q é útil, faça uma ‘malinha’ de lembranças suas e do seu marido para sua filhota ver no futuro.
    Eu sei, ape alugado, arrumar agora, bagunCar de novo quando mudar para o seu…
    Será bem mais fácil mudar depois com as coisas já organizadas e selecionadas… Você vai chegar na casa nova somente com o q realmente usa e é importante!
    Se deixar para arrumar depois, corre o risco de usar umas 10 caixas a mais na mudança (isso é volume para mudar o tamanho do caminhão!) e ao abrir as caixas ver coisas q na verdade nemdeceriam mais estar por perto… Acaba sendo trabalho triplicado.
    Abra espaço para o novo, para a vida ser vivida! Descomplique e desapegue! boa sorte!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Bagunça na casa, bagunça na vida