Não ao desperdício alimentar

Sendo o Brasil, o país onde o lixo alimentar é o mais rico do mundo e milhões de pessoas ainda passam fome, considero um “crime” desperdiçar partes naturais e nutritivas dos alimentos que poderiam enriquecer ainda mais a nossa alimentação. Sei que tem todo um preconceito a ser vencido, mas a proposta aqui, é a de se fazer uso do alimento de forma integral (quando possível), e de reaproveitar aquilo que não foi consumido em uma primeira vez.

Qual a diferença ? O aproveitamento integral dos alimentos, é a utilização do alimento com casca, folhas, talo, polpa, e tudo o mais que tiver valor nutricional nele a agregar. Como exemplo cito a cenoura, cujas ramas são deliciosas em ensopados e saladas e que também podem ser consumidas com casca, desde que bem higienizadas. Já o reaproveitamento, é dar uma cara nova ao prato que sobrou do almoço de ontem, transformá-los em “restodonté” ou “sorobô” adicionando novos ingredientes e modificando a concepção inicial do prato. O exemplo clássico, é o bolinho de arroz.

Fique atento para não jogar fora ingredientes saborosos, os talos de verduras, ramas e folhas de legumes, cascas de frutas e muitas sementes, são riquíssimas em proteínas, minerais e vitaminas.

Alguns cuidados devem ser tomados para que você possa aproveitar esses alimentos integralmente:

  • higienizar corretamente os alimentos ou dar preferência aos alimentos orgânicos;
  • frutas e legumes devem ser lavados inteiros e com escovinha macia;
  • cozinhar com a casca para não perder muitos nutrientes;
  • a água do cozimento de legumes pode e deve ser aproveitada para fazer caldos e sopas ou até mesmo cozinhar o feijão.

A partir de agora mude seus hábitos de consumo, frequente feiras livres ou busque fornecedores de vegetais que entregam em casa. Você pode achar essas informações aqui.

Se ninguém na sua casa gosta de repetir comida, a primeira medida, é fazer a quantidade que será consumida, dessa forma o lixo fica pobre e o bolso agradece. Folhas e talos de beterraba brócolis, couve-flor, cenoura e nabo, podem render uma boa salada e um ótimo ensopado.

 

Crédito de imagem: Andika18

Postagem anterior
Nasceu e agora? - O primeiro mês
Próxima postagem
Almanaque da grávida descolada

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Não ao desperdício alimentar