Os impressionantes talentos dos recém-nascidos

Há algum tempo acreditava-se que os recém-nascidos não eram participantes ativos na relação com os pais. Hoje, pelo contrário, sabe-se que eles chegam ao mundo com sentidos finamente ajustados e com grande entusiamos para fazer contato com seus pais.

Muitos pais ainda ficam surpresos com a capacidade que seus bebês tem de ver, ouvir, reconhecer suas faces e vozes e mesmo imitar expressões faciais.

O conhecimento de algumas coisas que discutiremos aqui pode aumentar a relação e a qualidade dos cuidados que você dará ao ser bebê.

Os sentidos

Os sentidos ajudam o seu bebê a começar a desenvolver um entendimento do mundo ao seu redor. Mesmo antes do nascimento, o seu bebê é capaz de sentir o toque e o movimento, discriminar gostos e odores e reconhecer a voz da sua mãe.

  • Audição

O seu bebê está imerso no mundo de som desde o 6º mês de gestação. Estudos têm mostrado que recém-nascidos expostos à mesma música durante o período da gravidez podem ser acalmados quase imediatamente quando ouvem aquela música após o nascimento.

Interessante que o recém-nascido prefere a voz de tom mais agudo das mulheres, o que explica porque muitos pais äfinam”suas vozes quando falam com seus bebês.

Ouvir sua voz é essencial para o desenvolvimento da linguagem do seu bebê. Pais de todo o mundo falam com seus bebês da mesma maneira: tons agudos, sílabas longas e frases pequenas.

  • Visão

O som e o movimento atraem a atenção do recém-nascido e ajudam a estimular seu cérebro. O seu bebê adorará ver sua facem focando primeiro nas margens e então explorando os olhos, o naris e a boca.

O seu bebê será capaz de ver melhor objetos que se encontrem a 20-40cm de distância de seus olhos. Ele também será capaz de seguir objetos que se movem, primeiro com os olhos e depois com a cabeça.

Impressionante é o fato que o recém-nascido possui uma habilidade inata de imitar expressões faciais. Pode demorar de 30 segundos a 2 minutos (ou até mais), mas se você colocar a sua língua para fora e para dentro da boca a cada 20 segundos quando o seu filho estiver observando, você poderá ver uma pequena língua aparecendo para você.

  • Tato

De todos os sentidos, o poder do tato, do toque, é talvez o mais importante para o bebê. No útero ele já experimentou a pequena pressão de líquido amniótico e agora ele será confortado por toques macios e delicados. Toques firmes o suficiente para não provocar cócegas reduzirão o seu cansaço, promovendo o sono.

É sabido tamém que quando os pais tocam seu bebê, estão estimulando seu sitema imunológico.

  • Paladar e olfato

O seu bebê tem o paladar bem desenvolvido e já consegue distinguir entre doce e azedo. O olfato é outro sentido que tem um papel importante na sobrevivência. Pesquisas mostram que o recém-nascido rapidamente aprende os cheiros associados com sua família. Ele é capaz de distinguir o seu cheiro em relação a outras mães após curto período de tempo. As mãe também conseguem identificar o cheiro do seu bebê logo após o nascimento.

 

Embora os primeiros dias e semanas que se seguem ao nascimento sejam muito importantes no desenvolvimento de ligações entre você e o bebê, representam apenas o início de um longo processo. Quanto mais tempo você passar com o seu bebê durante os primeiros dias, melhor será sua capacidade de reconhecer e preencher as necessidades dele.

Estar perto dele, também é o melhor para você. É o seu tempo de crescer junto e começar a desenvolver uma relação para toda a vida.

Crédito de imagem: Ariel Martin

Festa Junina
Postagem anterior
Mês de junho, festa junina
Próxima postagem
Quando mamãe virou um monstro

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Os impressionantes talentos dos recém-nascidos