Quais queijos posso consumir na gravidez? Você se imaginou fazendo essa pergunta?
A gente passa pela vida toda feliz adorando todo tipo de queijo e nem se dá conta de que pode haver algo errado até o obstetra te dar uma listinha com os queijos proibidos. Como assim?
Bom, a principal causa de alguns queijos entrarem para a lista de alimentos proibidos durante a gestação é a falta de pasteurização de alguns tipos. Mas, também precisamos nos preocupar com os mofados, que também podem conter esses tais micro organismos que produzem essa perigosa bactéria. E ainda os graus de acidez e umidade.
Mas que bactéria é essa?
Alguns queijos podem possuir a bactéria listeria monocytogenes que causa a listeriose que nada mais é do que uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria. Se contraída durante a gravidez, a infecção pode resultar em aborto espontâneo, induzir nascimento prematuro, ou causar infecção grave no bebê recém-nascido e até mesmo morte intrauterina.
A listeriose raramente afeta crianças ou adultos saudáveis, mas gestantes, que normalmente estão com a imunidade comprometida, além de bebês é extremamente perigoso. A bactéria pode sobreviver refrigeração e congelamento, por isso não é fácil determinar quando é seguro comer determinados tipos de queijo.
++ Já falamos extensamente sobre isso no post Alimentos proibidos na gravidez. ++
Atenção
Estamos falando de queijos, mas essa mesma bactéria pode estar presente em outros produtos não pasteurizados, carnes contaminadas, frios e embutidos, frutos do mar defumados e congelados, vegetais crus contaminados.
E eu posso comer o que?
Liberados
Queijos moles e pasteurizados como ricota, cream cheese, requeijão e cottage. Queijos duros como muçarela, suíço, gouda, cheddar e parmesão.
Proibidos
Queijos moles com mofo branco como brie, camembert, queijo de cabra e os “azuis” como roquefort e gorgonzola.
Na dúvida não coma
Existem centenas de tipos diferentes de queijos e não dá para listar todos. Por isso só mencionei aqueles mais comuns que achamos nos mercados e delicatessens. Muitos podem ser feitos com leite pasteurizado ou não.
Leia o rótulo com cuidado, mas na dúvida, alguns queijos para evitar: feta, os feitos com leite de ovelha ou cabra.
Por exemplo: eu sou apaixonada por queijo de cabra e sei que algumas das marcas que eu consumo são feitas com leite não pasteurizado, como o Pelardón. Mas outras, que acho mais facilmente no supermercado, são feitas com leite pasteurizado. Por isso, se você não consegue identificar a procedência, não consuma.
E queijo minas?
Queijo minas, é o nosso queridinho, mas, novamente, uma incógnita e vai depender de você conhecer a procedência. Somente se você tiver certeza de que ele é feito com leite pasteurizado. O minas artesanal, por exemplo, passa por uma maturação feita com leite cru, por isso está proibido.
Como se proteger?
Consulte o seu obstetra e/ou nutricionista e não coma os queijos e outros alimentos proibidos pelos profissionais que a assistem.
Fontes consultadas: Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Governo do Canadá, US Food and Drug Administration
Foto destacada: Shutterstock
Sem Comentários