Eu sei que é clichê e você já ouviu em filmes melosos da sessão da tarde, mas depois que temos filhos, descobrimos alguns simples prazeres da vida. Inspirada pela vida materna e em família, listei aqui os 20 pequenos prazeres de mãe capazes de transformar os dias não tão bons em dias felizes.
1. Terapia de beijos – Não há mal que não se cure depois de dar e receber muitos beijos. Pode ser de borboleta ou de esquimó. Um beijo bom no marido também exerce efeito bastante positivo.
2. Dia dos recadinhos – não precisa ter hora marcada, a ideia aqui é transformar esse dia em um dia especial. Faça bilhetes coloridos, com desenhos ou mensagens curtas. Colagem de fotos também vale. Você pode escolher se vai esconder em lugares fáceis ou se vai ser fazer um mapa e transformar a brincadeira em uma caça ao tesouro.
3. Surpreenda os pequenos e promova uma noite de acampamento em casa ou um piquenique no jardim (de casa, da praça) ou no tapete da sala. Crie um teatrinho de sombras ou histórias de arrepiar, diversão em qualquer acampamento. Para o piquenique não se esqueça de colocar uma toalha bem colorida ou até mesmo usar um edredom. Porções pequenas e guardanapos de várias cores alegram o dia.
4. Promova um show de talentos – Vale cantar, dançar, contar histórias, desenhar, desfilar e o que mais vocês acharem que é um talento, o que dependendo da idade vai variar muito. Não se esqueça de bolar alguns prêmios para os participantes.
5. Contar histórias – Se for inventada, melhor ainda. Aqui chamamos de história colaborativa, todo mundo mete a colher: os três porquinhos podem ajudar os sete anões e a Sininho pode ser a fada madrinha.
6. Passear ao ar livre e ser livre por aquele tempo. Vale comer pipoca, comprar sorvete e sujar a roupa nova, rolar na grama e ralar o joelho.
7. Assistir a vídeos antigos – Nascimento, casamento, aniversário. Recordar os momentos felizes e dar boas gargalhadas com roupas e penteados do passado. Interessante é mostrar para os seus filhos um pouco da sua história quando eles ainda não haviam nascido.
8. Assar um bolo – Comida é sempre motivo de festa e a cozinha é o meu local favorito da casa. Promova o marido a sous chef e o(s) filhote(s) a assistentes. Não se esqueça de decorar o bolo, é a parte mais divertida depois da guerra de farinha.
9. Escreva cartas para si mesma, para os familiares e amigos queridos.
10. Faça massinha em casa e não se preocupe caso os pequenos comam um pedaço.
11. Cante bem alto a sua música predileta; pode ser limpando a casa ou no engarrafamento.
12. Faça um passeio na feira livre do seu bairro. As cores e cheiros despertam boas memórias e você ainda tem a chance de mostrar aos seus filhos a grande variedade de frutas e vegetais que existem. Aceite as famosas provinhas que os feirantes oferecem e encoraje seu filho a fazer o mesmo. Escolham os produtos que vão levar para casa e também o cardápio do almoço ou jantar.
13. Tomar banho de chuva, sozinha ou acompanhada. E depois tomar um banho quentinho e colocar uma roupa bem confortável. Ninguém quer ficar resfriado.
14. Dia de modelo – Você pode ser a modelo ou a fotógrafa, o importante é se divertir. Garanta que as imagens vão receber um trato especial e certifique-se de fazer isso acompanhada de todos os participantes. Vários filtros podem ser aplicados e transformar as fotos em obras de arte ou em arte do riso. Meu filho adora quando uso o que aumenta os olhos.
15. Bolhas de sabão – Uma receita simples para uma bolha de sabão de qualidade é juntar 100 ml de água, a mesma medida de sabão e 50 ml de glucose de milho. Para fazer várias bolhas grude vários canudos com fita adesiva.
16. Cantar “Parabéns para você!” mesmo não sendo aniversário de ninguém. Coloque uma vela na sobremesa de qualquer um que esteja à mesa e celebre os dias ou meses que faltam para terminar o ano escolar, comemorar as boas notas na escola, o seu novo corte de cabelo ou a promoção ou mudança de emprego do papai.
17. Plantar uma árvore ou uma muda de tomate ou temperos e fazer uma horta em casa.
18. Planejar as próximas férias. Não importa se vai ser um final de semana, ou na cidade que fica ali do lado. A brincadeira é decidir o que se quer fazer e o que se quer ver.
19. Criar uma tradição para a família, algo que possamos passar adiante. Se a sua família já tem, explique o que é, e pratique.
20. Fazer o bem, não importa a quem. Dar o bom exemplo.
Crédito de imagem: Ragne Kabanova
1 Comment
Muito bom lembrar, relembrar e praticar! Algumas já tinha na minha lista mas esquecidas… valeu o incentivo!
Abaixo a rotina e mau-humor;)