Creme de Milho para bebês

O alimento que escolhemos esse mês é o milho, um dos grãos/cereais mais utilizado depois do arroz. Saboroso e bastante versátil, pode ser prato principal ou acompanhamento e vai bem no café da manhã, almoço ou sobremesa.

Como selecionar e armazenar:

  • É importante que o milho esteja em local fresco e sem fonte direta de calor. A exposição ao calor excessivo pode aumentar a susceptibilidade do milho fresco à contaminação microbiana. Procure os que estejam expostos em locais arejados e à sombra;
  • O milho deve estar com a casca verde e nada ressecada. Quanto mais seca a casca e as pontas, mais velho ele é;
  • Cascas muito soltas também não são um bom sinal;
  • Os grãos devem ser mais robustos e bem dispostos em fileiras, arrumados pela natureza.

Para aproveitar todo o sabor do milho fresco, recomendamos comê-lo no dia da compra ou no máximo três dias após ter chegado à sua casa. Se você não pretende cozinhá-lo no dia da compra, armazene em  saco plástico na geladeira sem retirar a casca. Outra opção é congelá-lo (o milho fresco congela muito bem).

Dica: Para congelar é preciso escaldar cada espiga por pelo menos cinco minutos. Se você quiser congelar somente os grãos, é só retirá-los da espiga e deixar bem secos antes de armazená-los em saco plástico. A durabilidade no freezer da espiga congelada é de até um ano, e o grão pode ser congelados por dois meses.

 

RX Nutricional:

Rico em fibras, ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo e cálcio, fornece apenas 130 calorias para cada 100g do grão cozido.

 

Um pouquinho de história:

O milho é um dos alimentos mais utilizados na alimentação de vários povos há milênios. Astecas, Maias e Incas já se deliciavam com os diversos tipos desse grão. Existem mais de 100 variedades de milho, diferenciados não só pelo local de cultivo, mas também pela sua cor – podendo ser branco, amarelo, roxo, preto e rosa.

No Brasil, cada região teve seu jeito de incorporar o milho em suas receitas; milho cozido com manteiga e sal, pamonha, cural, angu, polenta, canjica, cuscuz, bolo e a pipoca.

 

Receita

Creme de milhos para bebês

Ingredientes

  • 3 espigas de milho novo
  • caldo de frango (suficiente)
  • 1 colher de café de azeite (opicional)

 

Modo de fazer:

Cozinhe as espigas de milho em água filtrada. Depois de bem cozidas, debulhe o milho, o que você pode fazer com um utensílio dispensável, mas que é uma grande invenção para quem não tem intimidade com facões.

Coloque o milho em uma panela, adicione o caldo em quantidade suficiente para cobri-los, cozinhe por mais 5 minutos e passe no mixer ou liquidificador.

Passe pela peneira para tirar a pele do milho antes de servir.

 

Crédito de imagem: doovie

Postagem anterior
Anúncios antigos absurdos estrelando crianças
Como contar histórias para crianças
Próxima postagem
Como contar histórias e conseguir a atenção das crianças

3 Comentários

  1. Sheila
    8 de setembro de 2014 at 7:59 — Responder

    Olá!
    Posso congelar esse creme de milho sem problemas?

    • Patricia
      8 de setembro de 2014 at 9:41 — Responder

      Oi Sheila,

      eu não recomendo o congelamento dessa receita, a textura fica bem granulosa quando se congela e os bebês podem não aceitar. Você pode testar e ver se o seu bebê vai gostar.

  2. Carla Lealdino
    9 de dezembro de 2015 at 15:25 — Responder

    Posso dar para o meu bebê de 7 meses?? Obrigada! Adoro muito o seu blog!! Beijos

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Creme de Milho para bebês