Me deparei com uma situação nova quando ao fazer um lanche para alguns dos amiguinhos do meu filho; geralmente pergunto ao responsável o que posso oferecer, pois de mesma forma que não incentivo o consumo de doces e gorduras, libero um bolo de bolo e um pão de queijo.
Uma das mães me mandou uma mensagem agradecendo o convite mas que não levaria seu filho pois ele havia sido diagnosticado com doença celíaca. Lamentei o ocorrido e me coloquei à disposição para eventuais necessidades. O fato é que uma criança ter que se excluir do convívio com amigos por conta da alimentação não é legal, fui pesquisar o que eu poderia fazer que fugisse do biscoito de polvilho e me deparei com as deliciosas receitas que eu coloco aqui para vocês.
As receitas são da Chef Monique, responsável pelo buffet Flor de Pimenta . Ela começou a cozinhar aos 7 anos e aos 17, ingressou na Faculdade de Gastronomia.
O bom dessa estória é que todas as crianças comeram felizes o lanche.
Glúten – O que é?
O glúten é a principal proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e malte (subproduto da cevada). Além de ser utilizado na composição de alimentos, também compõe medicamentos, cosméticos e outros produtos industrializados. Existem pessoas com alergia alimentar ao glúten (casos reversíveis) e intolerância permanente (doença celíaca). Nessas pessoas, o glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e cria uma película em volta da parede do intestino que impede uma digestão normal e impossibilita a absorção de nutrientes.
Doença Celíaca – Sintomas:
O glúten pode causar intolerâncias ou alergias por conta da dificuldade que o organismo tem em absorvê-lo. Ou seja, o corpo reconhece o glúten como um agente agressor e tenta combatê-lo. Nesse caso, o sistema imunológico é ativado, causando algumas reações, com a finalidade de eliminar o glúten do organismo. Estas reações variam muito de pessoa para pessoa, podendo apresentar sintomas alérgicos, coceiras, manchas na pele, diarréias, gases, perda ou ganho de peso, anemia e baixa imunidade.
É importante buscar a orientação de um profissional de nutrição, bem como cortar da dieta os alimentos que contenham glúten, com o intuito de verificar se o problema é decorrente de alergia ao nutriente.
O que a criança pode comer?
- Arroz (farinha, creme, arrozina, arroz integral em pó e derivados)
- Milho (fubá, farinha, amido, flocos, canjica e pipoca)
- Batata (fécula ou farinha)
- Mandioca ou aipim (fécula, farinha, tapioca, polvilho)
- Farinha de quinoa
- Leite em pó, esterilizados e embalados em caixas tetrapack, leite condensado e creme de leite
- Queijos frescos, ricota e pães de queijo
Quais os alimentos proibidos ?
- Trigo (farinha, germe, farelo e semolina)
- Aveia (flocos e farinha)
- Centeio
- Cevada (farinha e malte)
- Leites achocolatados que contenham malte ou extrato de malte
- Queijos fundidos e queijos preparados com os cereais proibidos
O que é legal e divertido da criança comer e fazer sem glúten?
- Bolos
- Crepes
- Pizzas
Agora vamos colocar a mão na massa ?
4 Comentários
adorei a iniciativa parabens bjs
Ao encontrei as receitas sem glúten….
Parabéns pela iniciativa, por se preocupar com outras crianças e não somente o bem estar do seu filho. Sou celíaca e já passei algumas vezes por essa exclusão, com criança a situação é bem mais complexa.
Adorei sua preocupação com o amigo de seu filho, sou adulta e descobri há um ano a doença celíaca e já ouvi de uma amiga que não poderia me convidar para ir em sua casa pois não posso comer “nada”, imagino o que isso significa pra uma criança…