Um estudo recentemente publicado pela Academia Americana de Pediatria, constatou que crianças de 3 a 7 anos de idade que assistem televisão na hora de dormir, recebem impacto significativo na resistência ao sono, atrasando seu início e aumentando a ansiedade das crianças, provocando também períodos mais curtos de sono.
A autora do estudo, Dra. Judith Owens, diretora da Clinica de Desordens do Sono da Brown University, relata que os pais que cultivam o hábito de assistir televisão antes de dormir, acabam achando que seus filhos também receberão a mesma influência relaxante, quase um sonífero, por isso não se incomodam ou não interferem. Na verdade, o que acontece é que a televisão exerce efeito bastante estimulante, não sendo atividade recomendada para realizar a transição entre vigília e sono. Não importa qual seja a programação, o resultado sempre será o de estímulo.
O resultado do estudo mostra ainda, que as crianças que assistem televisão antes de dormir tendem a ter mais distúrbios de sono do que àquelas que não possuem esse hábito. Para nós médicos e também para os pais, foi importante a comprovação de que essas crianças também demoram mais a dormir, têm menos horas de sono e mais pesadelos.
A televisão deve ser tratada como as demais atividades da criança, que têm hora para estudar, comer e brincar. A hora de dormir não deveria ter o impacto de imagens que provocam emoções que podem perdurar e atrapalhar o sono. Se possível, dependendo da idade e da disponibilidade dos pais, deve ser permeada por histórias inventadas ou reais. A proximidade dos pais com os filhos gera a sensação de aconchego e segurança, ingredientes essenciais para uma boa noite de sono.
Crédito de imagem: Joe Thorn
Sem Comentários