A tosse é ocasionada pela irritação dos terminais dos nervos do trato respiratório. Essa irritação pode ter várias causas: inflamação das vias aéreas, presença de muco que esteja obstruindo as vias aéreas, exposição a algum irritante, drenagem de secreção. A maioria das tosses mesmo a tosse infantil é causada por infecções virais comum em gripes e resfriados.
A tosse é um dos sintomas mais comuns em crianças. Algumas vezes causam incômodo, porém, normalmente, não é um sintoma de uma condição clínica grave. Ela é apenas um reflexo importante e saudável para limpar as vias aéreas e assim proteger contra a pneumonia.
Raramente uma criança com tosse precisa ser levada ao médico. A tosse infantil após infecções virais pode durar até 2 ou 3 semanas. Saiba que é normal que a tosse piore com o cair da noite, a secreção congestiona o nariz e migra para os seios da face, sendo drenadas para a garganta quando a criança deita causando irritação. O ruim nesse caso é que a criança poderá não ter uma boa noite de sono.
Quando se preocupar?
- Dificuldade para respirar ou respiração mais rápida;
- Coloração arroxeada ou escura nos lábios, face ou língua;
- Febre alta ou qualquer febre em menores de 3 meses de idade;
- Tosse com sangue;
- Ruídos quando a criança respira (estridor);
- Chiado ao final da experiação;
- Quando a criança fica sonolenta e apática;
- Tosse com duração maior do que 3 semanas.
Nesses casos procure o pediatra.
Crédito de imagem: poisonivyism
Sem Comentários