Chegou o verão e com ele os dias tórridos, onde uma ida até a pracinha mais próxima já nos faz suar muito. Com os pequenos não é diferente, depois do corre-corre e de muitas brincadeiras, só a água não será suficiente para repor a energia gasta e os minerais perdidos no suor.
Nem sempre é fácil levar um suco e mantê-lo geladinho (conservado) e por isso minha sugestão é correr até a carrocinha de coco verde mais próxima.
Como selecionar e armazenar:
O melhor é sempre comprar a fruta, desse jeito a água de coco não passa por nenhum processo de pasteurização para durar mais na prateleira do supermercado, garantindo assim a manutenção do seu valor nutricional e minimizando possíveis contaminações durante o processo de envase.
Saiba que dependendo do estado de maturação do fruto, o sabor e nutrientes irão variar. À medida que o coco amadurece, a “carne” do coco aumenta e a água diminui.
Escolha o coco que tenha a casca bem verde e fibrosa, e bem firme ao toque. Ao abri-lo, a polpa deve apresentar-se tenra e cremosa.
Depois de aberto, o coco deve ser consumido em curto prazo de tempo. Ainda fechado, recomenda-se uso até no máximo dois meses.
Rx Nutricional
Um coco médio fornece:
- 300 ml de água de coco
- 55 calorias
- 12g de carboidratos
- 0,4g de proteínas
- 0,4g de gorduras
- 26mg de sódio
- 340mg de potássio
- 22mg de magnésio
A água de coco é muito utilizada como uma alternativa ao soro caseiro, nos casos de desidratação, ou de prevenção da mesma; é mais fácil abrir o coco do que lembrar a proporção correta de sal e açúcar e de água do soro caseiro (1 litro de água, 2 colheres (sopa) de açúcar, e 1 colher (chá) de sal).
Alguns estudos mostram também, que a ingestão de água de coco poderia ser bastante útil na prevenção de deficiências nutricionais de cálcio e magnésio.
Um pouquinho de história:
O coqueiro é considerado a árvore da vida, pois dele se aproveita tudo: raiz, caule, folha e fruto.
A árvore que dá coco, pode crescer até 30 metros de altura. Por serem tão altos, em algumas partes do mundo, macacos são treinados para a colheita.
Crédito de imagem: por Phú Thịnh Co
Sem Comentários