Seu filho pode comer melhor se souber o que está comendo

 

HC galeriha

 

São tantas as fases e desafios que passamos desde que nossos pequenos nascem: adaptação à nova rotina, horários de dormir diferentes (quando eles existem, rs), amamentação, os primeiros passos, as primeiras papinhas… O crescimento das crianças é um processo natural em que, muitas vezes, só nos cabe ficar de olho. Mas, quando o assunto é alimentação, a dor de cabeça é quase certa em algum momento entre os 2 e os 5 anos de idade. Falantes e já cheios de opinião, os pequenos querem ter o poder da escolha – o que é normal e saudável. O problema surge quando essa escolha envolve proibir vegetais no prato ou só querer comidas de cor branca, por exemplo…

Como nutricionista, sei que é normal as crianças passarem por fases de não querer comer, só aceitarem um determinado alimento ou, às vezes, só líquidos ou comidas fáceis de engolir. Como mãe, meu coração aperta. Um dia, o Adam me disse que não queria mais nenhum alimento verde. Ele tinha mudado de escola e, pela primeira vez, fazia o almoço fora de casa de forma rotineira.  Pronto: a guerra ao verde estava decretada! Eu desmoronei. Como assim? Meu menino era super bom de boca, o sonho de qualquer nutricionista/mãe e agora não quer mais verdes? Se você acha que parou por aí, se engana. Tivemos a fase de não querer queijo, de não querer feijão, de só querer carne vermelha e sei que o futuro me reserva novas surpresas pouco agradáveis.

Foi e está sendo necessário muito jogo de cintura. Hoje em dia, não dá para dizer que o espinafre é que faz o Popeye ficar forte. Os tempos são outros e prefiro explicar que cada tipo de alimento tem um papel importante no nosso corpo. Precisamos das proteínas para que nossos músculos sejam fortes e possamos correr, jogar bola, pular. Precisamos das vitaminas e minerais para enxergar bem ter dentes e ossos fortes, para que nosso cabelo cresça. E foi por isso que eu adorei a iniciativa do Health Crew, desenho animado sobre educação alimentar produzido por pais preocupados com a saúde dos seus filhos assim como nós. E eles precisam de ajuda para fazer esse projeto sair do papel.

A Helena e Stefan Menon são pais de três filhos hoje com 7 e 8 anos (dois deles são gêmeos), e também passaram por dificuldades no quesito “alimentação”. Do limão eles fizeram uma limonada cheia de vitamina C e tiveram a ideia de criar “o exército do bem e os vilões da alimentação”. De forma lúdica e divertida, as histórias que eram contadas durante as refeições ajudaram a fazer com que seus filhos comessem melhor. Foi por meio dessas histórias que as crianças, na época com 2 e 3 anos, passaram a entender que as frutas, legumes, verduras, proteínas, fibras eram “superaliados” no combate aos inimigos da saúde deles, como vírus e  bactérias.

Assim surgiu a ideia guia para o Health Crew. Cinco amigos são convocados pelo professor de Ciências para formar a “tripulação da saúde” (Health Crew). Eles embarcam em aventuras por dentro do corpo humano e buscam respostas para uma grande missão: acabar com a obesidade infantil no mundo. Durante as expedições, as crianças trabalham em equipe e unem qualidades e aptidões para resolver as questões de cada jornada antes de voltarem ao laboratório secreto da escola com uma nova descoberta.

Se você também acredita que educar as crianças para serem mais saudáveis é o caminho para que possamos diminuir a incidência de obesidade e impedir que o Brasil se torne o país com o maior índice de obesos em 2030, clique no site do crowdfunding e faça a sua doação. Ela vai ajudar a arrecadar fundos para a produção dos primeiros episódios do desenho animado Health Crew, que serão veiculados no Youtube. Os valores de doação começam a partir de R$ 12, e a prestação de contas sobre o destino do montante conseguido ficará disponível no mesmo site. Todo mundo que doar também recebe uma recompensa como agradecimento, que pode ser desde pôsteres até convites para o lançamento. Eu acredito muito nessa causa e já doei para ela. Faça o mesmo e ajude nossas crianças a comerem melhor!

 

publi

 

 

 

Postagem anterior
Benefícios da amamentação prolongada
Próxima postagem
Se eu pudesse voltar no tempo na maternidade...

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Seu filho pode comer melhor se souber o que está comendo