Outro dia Victoria começou a encrencar com os verdinhos (ervas e temperos) que via na carne moída. E ensaiou cuspir e se recusar a comer. Ela ainda é pequenina e tudo com ela ainda muito “emocional”, mas aos poucos, apelando pra lógica e tentando estimular o seu raciocínio, fico esperançosa de conseguir vencer algumas batalhas. Aproveitei a onda dos porquês e resolvi que era hora de apresentar temperos e ervas para a miúda, da maneira que a Rosa Nepomuceno, especialista em temperos, me ensinou.
Coloquei Victoria sentada na bancada da cozinha e tirei da sacola ramos de alecrim, manjericão e hortelã. Ela pegou, amassou e cheirou. E gostou. Naquele dia faríamos um macarrão cabelinho de anjo bem simples, com alho picadinho, então deixei que ela me ajudasse na cozinha, colocando os ninhos de massa na panela, amassando o tomate pro molho e picando o manjericão com as mãos. O resultado foi sucesso absoluto e ela foi muito mais receptiva aos verdinhos que habitaram o prato dela, dese então.
E, como o crédito vai [quase] todo pra Rosa, achei que era importante compartilhar com vocês o seu novo livro As ervas de Sofia, que é direcionado para o público infantojuvenil, mas que nós, as mamães, devemos aproveitar ainda mais. Segundo Rosa esse é um livro que lhe deu um prazer especial de escrever e planejar: começou a ser escrito quando a neta, Sofia, tinha cinco anos de idade. Antes ela já mostrara pendores culinários ajudando a avó a picar salsinha com uma faca de plástico, a mexer a omelete com orégano e a criar temperos, uma miscelânea danada de ervas e especiarias.
O livro conta a origem, as lendas e os usos de oito das principais ervas aromáticas da culinária: alecrim, aneto, erva-doce, cebolinha, manjericão, orégano, salsinha e hortelã. Trata também da pimenta-do-reino e do azeite. Há sempre um lembrete sobre as qualidades medicinais de cada um desses ingredientes. E um monte de receitas legais que ela compartilhou com o maior amor.
E essas, que eu reproduzo aqui embaixo é pra fazer vocês sentirem o cheirinho das ervas e ficarem com gostinho de quero mais. Você acha o livro pra comprar aqui.
400 g de filés de peixe com pouca ou nenhuma espinha (namorado, cherne, linguado, badejo).
Temperar com:
2 dentes de alho bem amassados e picados;
Suco de ½ limão (taiti ou siciliano);
Folhinhas de alecrim nos filés;
um fio de azeite extravirgem e um pouco de sal.
Tempere os filés de peixe e deixe-os na geladeira por uma hora. Corte o papel metálico em quadrados para embrulhar cada um, separadamente. Unte o papel metálico com azeite espalhado com um guardanapo de papel ou pincel próprio. Feche bem os papelotes, ponha numa assadeira e deixe ½ hora no forno já aquecido. Em seguida, os papelotes são retirados um a um – cuidado!!!! É trabalho para os adultos! – e postos nos pratos de cada pessoa. As folhinhas de alecrim são retiradas. Saboreie com arroz de passas.
Outras dicas: o alecrim dá um gostinho especial ao frango refogado com batatas ou cenouras. O alecrim é ótimo para memória e para tratar resfriados.
Manjericão no macarrão vapt-vupt
Um punhado de espaguete fino;
1 pitada de sal e outra de orégano desidratado;
1 folha de louro e um fio de azeite extravirgem;
2 dentes de alho picados;
1 punhado de salsinha bem picada;
Uma xícara de café de folhinhas de manjericão fresco;
Parmesão ralado na hora a gosto.
Cozinhar o espaguete com sal e a folha de louro. Escorrer e pôr na massa escorrida o orégano bem amassado com os dedos (isso libera o perfume das ervas desidratadas), e regá-la com um fio de azeite extravirgem. Reservar a massa pronta. Refogar ligeiramente, com 1 colher de sopa de azeite, os dentes de alho, em seguida colocar nessa panela um pouco da água do cozimento e o punhado de salsinha. Tudo em fogo baixo. Colocar o macarrão nesse tempero. Mexer e remexer. Desligar o fogo e servir o prato: essa é a hora da Sofia pôr as folhinhas de manjericão, inteiras ou rasgadas, e polvilhar tudo com um pouco de queijo parmesão. Agora é só… abrir o bocão!
Outras dicas: manjericão combina com omelete, molhos de tomate, pizza e frango com batatas. Refresco de abacaxi batido no liquidificador com algumas folhinhas é delicioso. Coe e ofereça aos amigos!
As ervas de Sofia, de Rosa Nepomuceno
Ilustrações: Thomaz Velho
52 páginas, Ilustrado e colorido, R$ 42,00
3 Comentários
Onde encontro seu livro?
oi! vc acha aqui: http://www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&bt=as%20ervas%20de%20sofia&br=00&cta=00 ou aqui http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42154769&sid=6249731271568828791046111
ficou uma graça a matéria!
bj