Brazucas pelo mundo

O brasileiro é um povo bastante querido por onde quer que vá. Comunidades de brasileiros são formadas em diversos territórios desse mundo sem fim. Acredito que essas comunidades sejam um oásis para quem está longe, seja pela promessa de amor ou de trabalho. Encontrar pessoas que falam a mesma língua e possuem costumes parecidos, senão os mesmos, é sempre um conforto para quem está tão longe de casa e da família, seja por um período ou em definitivo.

Tenho várias amigas brasileiras que moram em outros locais, a horas de voo daqui. Algumas se tornaram mais importantes e presentes do que outras que eu tinha aqui no quintal de casa. A gente aprende que para a amizade não existe barreiras e que ela não morre com a distância. A minha amizade com a minha comadre é uma prova disso. Somos amigas há mais de 6 anos e já nos conhecemos assim, eu aqui no Rio de Janeiro e ela lá na Califórnia. Trocamos receitas e confidências, alegrias e tristezas. Foi ela quem soube da minha gravidez antes de toda a minha família, foi com ela também que chorei a perda desse bebê. E logo depois, era na casa dela que comemorava o meu aniversário e a nova “barriga”, que veio a ser afilhado dela.

O mundo é assim, um ovo. Dessa amizade ganhei novas vizinhas californianas. Rimos juntas a cada brasileira descoberta na nova terra, sempre da maneira mais engraçada, quase uma “caça”. Ouvir o idioma português é a deixa para elas recrutarem uma nova integrante. Shopping, supermercado e até consultório médico foram os locais onde elas se encontraram.

Os encontros mensais dessa turma que se formou são famosos e envolve toda a família. Já na minha primeira ida para lá, e a cada volta, é certo que vamos nos encontrar. Sempre parece que foi ontem que a gente se viu pela última vez, e que um até logo nos espera ali no ano que vem.

Acabei de voltar dos Estados Unidos, por onde fiquei 15 dias paparicando minha afilhada e matando a saudade física da amiga e aproveitando o carinho quentinho dessa minha segunda família. O longe é perto para a gente, e não há skype que nos aguente ou pensamento que não seja presente.

Terra Brazilis, terra da gente, sempre um lugar no coração.

 

 

Postagem anterior
Comendo de tudo
Próxima postagem
Pintando o rosto para o carnaval

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Brazucas pelo mundo