Você sabe qual o brinquedo que uma criança de seis anos de idade gostaria de brincar? E uma de três anos? Pois é, muita gente não tem a menor ideia e nós mães acabamos tendo que guardar brinquedos com peças pequenas demais ou inadequados para a idade dos nossos filhos. Diante de tantas dúvidas, mergulhei no mar das pesquisas para saber qual o brinquedo certo para cada idade, de acordo com os interessantes que precisam ser despertados, a capacidade de compreensão da criança, tamanho, material etc…
O processo do desenvolvimento dos pequenos se dá “aos saltos”, mal piscamos os olhos e já percebemos algo novo. Cada criança irá se desenvolver em seu tempo, adquirindo habilidades e preferências, mas de modo geral, crianças de mesma idade geralmente são capazes de realizar tarefas ou ter interesses similares. De mesma forma que devemos colocar a criança de barriga para baixo (tummy time) para fortalecer a musculatura do pescoço e costas, também precisamos escolher os estímulos de brinquedos adequados a cada faixa etária.
A brincadeira deve ser divertida, mas ela vai além da diversão, brincar ajuda a desenvolver novas habilidades, como a socialização, desenvolvimento de linguagem e melhoras motoras significativas. Mas qual brinquedo comprar?
Obs.: As Tabelas de 1 a 4 (adaptadas de Szymanski e Neuborne, 2004) mostram, de forma resumida, as fases e os brinquedos correspondentes para cada habilidade.
Faixa Etária:
0 a 6 meses de idade
Características da idade e habilidades que buscamos desenvolver:
Os especialistas concordam que mesmo os bebês podem se beneficiar brincando. Os bebês usam seus sentidos (experiência sensorial – inicialmente visão, toque ou som) para aprender sobre seu mundo. Brinquedos que fazem barulho ou ofereçam grande contraste, imagens em preto-e-branco ou coloridos são especialmente atraentes para essa faixa etária.
Sugestão de brinquedos:
- brinquedos de diferentes formatos, tamanhos e texturas,
- objetos presos ao berço (movimento, cor e som),
- móbiles (mudar posição dos brinquedos pendentes),
- espelhos,
- tapete de atividades,
- livros com diferentes texturas (imagens grandes e bem definidas),
- chocalhos,
- bonecos de tecido,
- brinquedos de apertar,
- bola (leve e de tamanho que a criança consiga segurar, mas que não caiba em sua boca),
- fantoches e marionetes (contação de histórias),
- bichos de borracha próprios para serem levados à boca.
Faixa Etária:
7 a 12 meses de idade
Características da idade e habilidades que buscamos desenvolver:
Na segunda metade do primeiro ano, os bebês começam a dominar habilidades motoras que facilitam o brincar com os mesmos brinquedos só que de uma nova maneira. O fato de já estarem sentados garente uma melhor mobilidade, e eles conseguem manipular bem melhor cada um desses estímulos – podem bater, jogar, empilhar, colocar e tirar, abrir e fechar. Passando para a fase de engatinhar, conquistada uma nova etapa e com mais independência, os bebês conseguem se mover juntamente com os brinquedos, ou ao menos tentam acompanhá-lo.
Sugestão de brinquedos:
- Bolas de diferentes texturas e tamanhos,
- Brinquedos do tipo “vai e volta” (push toys)
- Blocos coloridos de empilhar
- Blocos com formas e cores para encaixe
- Brinquedos que emitem sons de animais e outros (telefone)
- Brinquedos para a hora do banho
- Mordedores
- Bonecos diversos
- Instrumentos musicais (piano, bumbo)
- Chocalhos
- Livros diversos
Evitar nas duas fases acima:
- Brinquedos muito pequenos e que possam causar engasgo ou ainda de tamanho que possam ser inseridos no canal auricular e/ou narinas,
- Brinquedos com cordas maiores que 30 cm,
- Qualquer briquedo feito de PVC,
- Brinquedos que precisem de pilhas ou baterias,
- Brinquedos com ponta ou de material afiado,
- Brinquedos que tenham sido pintados com tinta à base de chumbo.
Faixa Etária:
1 a 3 anos de idade
Características da idade e habilidades que buscamos desenvolver:
Bem vindo ao mundo das crianças exploradoras e curiosas onde o medo passa longe. Esse pequenos possuem inúmeras habilidades físicas, tornam seus dias de brincadeiras ainda mais fáceis e interessantes. Nessa idade eles precisam de brincadeiras mais vigorosas e elaboradas – afinal eles já correm, pulam e escalam os móveis. Eles adoram imitar os adultos e também seus personagens favoritos. Por se acharem mais independentes, acreditam que não há limite e desfrutam felizes de novas conquistas. As brincadeiras também propiciam um aumento incrível no vocabulário.
Sugestão de brinquedos:
- Bolas grandes
- Brinquedos do tipo “vai e volta” (push toys)
- Brinquedos: de empilhar e encaixar,
- músicas,
- massa de modelar,
- papel e giz de cera, lápis e tintas,
- jogos com imagens claras e de tamanho grande (memória, quebra-cabeça simples, dominó)
- tenda ou casa de boneca
- brinquedos para o banho
- brinquedos para praia e piscina (área externa)
- bonecas e bonecos diversos
- fantasias e acessórios
- triciclos e similares
- mesa e cadeiras (infantil)
- instrumentos musicais (flauta e violão)
- livros
Evitar:
- Brinquedos muito pequenos e que possam causar engasgo ou ainda de tamanho que possam ser inseridos no canal auricular e/ou narinas),
- Brinquedos com cordas maiores que 30 cm
- Qualquer briquedo feito de PVC,
- Brinquedos que precisem de pilhas ou baterias,
- Brinquedos com ponta ou de material afiado,
- Bicicletas e videogames;
- Armas e brinquedos que promovam lutas ou guerras;
- Brinquedos que tenham sido pintados com tinta à base de chumbo.
Faixa Etária:
3 a 5 anos de idade
Características da idade e habilidades que buscamos desenvolver:
Nesta idade, as crianças têm a capacidade de chutar uma bola para a frente e de jogar e pegar uma bola de forma bastante consistente. Em torno de 3 anos de idade, a criança será capaz de rabiscar livremente, então ter papel e giz em casa é uma forma de manter esse estimulo aceso. Brinquedos que ajudem a melhorar a coordenação olho-mão do seu filho também serão indicados nesse período, assim o domínio do manuseio de diferentes objetos será treinado e aperfeiçoado. Essa também é uma fase bastante rica no sentido de despertar e estimular a imaginação e a criatividade, os jogos de “faz de conta” estarão mais presentes do que nunca – princesas e vilões, heróis e animais, o importante é embarcar na fantasia e se divertir. Acredite, as crianças falarão mais e melhor e terão uma memória incrível!
Importante: Mais importante do que oferecer brinquedos, já está provado que os amigos são mais importante para as crianças nesta idade. A interação com outras crianças ensina diversos conceitos impossíveis de serem aprendidos sozinho.
Sugestão de brinquedos:
- Cenários para brincadeiras e figuras de ação;
- Carros, veículos e brinquedos de controle remoto;
- Brinquedos esportivos;
- Casinhas de bonecas e acessórios;
- Câmera fotográfica de funcionamento simples;
- Blocos de construir;
- Kits (de médico, marceneiro, mecânico),
- Fantoches e marionetes
- Blocos de construção, de encaixe, letras, números e conceitos mais avançados (em cima, embaixo, ao lado)
- Triciclos e bicicletas (com capacete)
- Brinquedos eletrônicos (já com pilha)
- Quebra-cabeça de até 20 peças
- Fantasias e acessórios
- Bonecas com acessórios
- Material para artesanato
- Livros de histórias
Evitar:
- Brinquedos com ponta ou de material afiado,
- Videogames;
- Brinquedos com controle remoto;
- Armas e brinquedos que promovam lutas ou brincadeiras violentas;
- Brinquedos que tenham sido pintados com tinta à base de chumbo.
Referêcias bibliográficas:
Guia de Brincadeiras Fisher-Price
Guia do Brinquedo e do Brincar – Abrinq
Rev Paul Pediatria 2005;23(1);36-48.
1 Comment
Adorei as dicas, brinquedo é sempre um ótimo presente!