A bronqueolite é uma infecção no pulmão causada por um vírus. O mais comum causador é o vírus sincicial respiratório e ocorre em surtos principalmente agora com a chegada do inverno. A maioria das infecções se manifestam no primeiro ano de vida e se tornando mais raro após os 2 anos de idade.
Os sintomas incluem chiado no peito, respiração rápida e difícil, tosse produtiva, febre e coriza, que são confundidos muitas vezes com os sintomas da asma.
O chiado é causado pelo estreitamento das vias aéreas do pulmão (bronquíolo) que já são pequemos nos lactentes, e esse estreitamento é resultado da inflamação e do edema causados pela infecção viral.
O vírus é encontrado na secreção nasal de pessoas infectadas, e é disseminado através do espirro, tosse e do contato da mãe (geralmente) após tocar nariz e olhos.
As pessoas infectadas não desenvolvem imunidade permanente ao vírus, o que significa que ela pode ser infectada varias vezes.
O chiado e a dificuldade de respirar pioram nos 2-3 primeiros dias e melhoram com o tempo. A tosse pode persistir por até 2 semana e o chiado deve durar no máximo 7 dias.
A complicação mais comum da bronquiolite é a otite, que ocorre em 20% dos casos. Apenas 1-2% dos casos podem levar a hospitalização por necessidade de melhorar a oxigenação e de hidratação venosa.
Fique atenta aos sinais:
- Chiado
- Dificuldade de respirar
- Febre por mais de 3 dias
- Tosse produtiva persistente
Crédito de imagem: ShutterbugApis
2 Comentários
Faltou falar que existe um medicamento dado para evitar a bronqueolite. Parece uma vacina e é dado no posto de saúde (pelo
Menos para prematuros). Se chama palivezumabe.