O inverno está chegando, cuidado com a Bronqueolite

A bronqueolite é uma infecção no pulmão causada por um vírus. O mais comum causador é o vírus sincicial respiratório e ocorre em surtos principalmente agora com a chegada do inverno. A maioria das infecções se manifestam no primeiro ano de vida e se tornando mais raro após os 2 anos de idade.
Os sintomas incluem chiado no peito, respiração rápida e difícil, tosse produtiva, febre e coriza, que são confundidos muitas vezes com os sintomas da asma.
O chiado é causado pelo estreitamento das vias aéreas do pulmão (bronquíolo) que já são pequemos nos lactentes, e esse estreitamento é resultado da inflamação e do edema causados pela infecção viral.
O vírus é encontrado na secreção nasal de pessoas infectadas, e é disseminado através do espirro, tosse e do contato da mãe (geralmente) após tocar nariz e olhos.
As pessoas infectadas não desenvolvem imunidade permanente ao vírus, o que significa que ela pode ser infectada varias vezes.
O chiado e a dificuldade de respirar pioram nos 2-3 primeiros dias e melhoram com o tempo. A tosse pode persistir por até 2 semana e o chiado deve durar no máximo 7 dias.
A complicação mais comum da bronquiolite é a otite, que ocorre em 20% dos casos. Apenas 1-2% dos casos podem levar a hospitalização por necessidade de melhorar a oxigenação e de hidratação venosa.

Fique atenta aos sinais:

  • Chiado
  • Dificuldade de respirar
  • Febre por mais de 3 dias
  • Tosse produtiva persistente

 

Crédito de imagem: ShutterbugApis

Postagem anterior
Ponto de equilíbrio materno
chupetas
Próxima postagem
Chupetas - Guia de compra

2 Comentários

  1. Luciana Oliveira
    22 de junho de 2016 at 16:12 — Responder

    Faltou falar que existe um medicamento dado para evitar a bronqueolite. Parece uma vacina e é dado no posto de saúde (pelo
    Menos para prematuros). Se chama palivezumabe.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O inverno está chegando, cuidado com a Bronqueolite