Por que vacinar?

“Prevenir é muito melhor do que curar, porque nos poupa o tempo em que ficamos doentes.”

– Thomas Adams, 1829 –

 

A vacinação preventiva tem exibido ao longo dos últimos 50 anos, uma história permanente de sucesso. As vacinas constituem em uma das mais poderosas estratégias de saúde já desenvolvidas no mundo contemporâneo e foram consideradas como uma das grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida no século 20.

 

A varíola foi erradicada da face da terra, a poliomielite está prestes a ser. Os casos de sarampo já são raros e uma bactéria chamada Hemophilus influenzae do tipo B era, até a década de 90, a causa mais frequente de meningite bacteriana em crianças dos três meses aos quatro anos de idade, ocorrendo nos dias de hoje, só em crianças não vacinadas.

O advento de novas e poderosas vacinas, especialmente na década de 90, tornou o calendário de vacinas complexo e com custo bastante elevado, especialmente no primeiro ano de vida.

 

Nas próximas semanas estarei falando sobre cada tipo de vacina, e espero que te ajude a entender os benefícios que elas podem trazer para as crianças. Qualquer dúvida, consulte sempre o pediatra ou o médico da sua família.

 

Clique para obter o novo Calendário de vacinação.

 

Crédito de imagem: Fotos Gov/Ba

Postagem anterior
Saindo das férias no vermelho
carta aberta aos bebês
Próxima postagem
Carta aberta aos bebês

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por que vacinar?