Férias: Rio de Janeiro com crianças

rio de janeiro-com-criancas

 

Férias de verão e o Rio de Janeiro fica cheio de turistas e famílias querendo curtir um pouquinho da Cidade Maravilhosa. Sorte sua que a gente está por aqui e cheias de dicas de como fazer você aproveitar a cidade da melhor maneira, com seus pequenos.

 

Programas ao ar livre

  • Praias: A orla do Rio é imensa e a “fauna” é variada (risos) e democrática. Dá para alugar cadeiras e guarda-sol e até piscinas infantis e o preço é “tabelado”. Esses mesmos barraqueiros vendem bebidas geladas. Para os comes e bebes existem ambulantes de todo o tipo: sanduiches, biscoito Globo, mate e limonada, picolés e muito mais. Existem também os quiosques da praia. No verão os preços são mais salgados, então se você não planeja gastar muito, invista no isopor e curta a praia sem se preocupar com a fome da galerinha. Aqui você acha tudo sobre a Orla do Rio.
  • Lagoa: Dos quiosques aos pedalinhos, dos gramados perfeitos para piqueniques até as pistas de corrida e ciclismo, a Lagoa é programa perfeito para toda a família. Aproveite para visitar a Árvore da Lagoa até 6 de janeiro.
  • Floresta da Tijuca: Existe uma inteira floresta tropical dentro da cidade. Esta é a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. No local existem mirantes, lagos, sítios históricos, trilhas e muitos caminhos pitorescos. A melhor entrada de acesso e mais próxima à Cascatinha, situa-se na Praça Afonso Vizeu, que por sua vez tem endereço na Rua Boa Vista, no bairro chamado Alto da Boa Vista. Mas como a Floresta é basicamente mata densa, recomendo fortemente que vocês façam o passeio com guias locais.
  • Urca: Eu adoro me perder pelas ruazinhas da Urca. Aproveite para dar um passeio pela Orla pois o visual é lindo. E é nesse dia que você vai visitar o Pão de Açúcar, claro.
  • Parque da Catacumba: para famílias esportistas, o Parque da Catacumba tem trilhas ótimas e um visual lindíssimo. Aproveita para conhecer o Lagoa Aventuras, com tirolesa, muro de escalada, arvorismo.

 

Pontos turísticos

Os pontos turísticos cariocas dispensam grandes apresentações. São todos imperdíveis e merecem a sua visita. Aqui colocamos os sites oficiais para que você se planeje com cuidado.

 

Programas temáticos

  • Árvore de Natal da Lagoa: uma imensa estrutura metálica com 85 metros e altura e 542 toneladas, a 19ª edição da Árvore de Natal da Lagoa tem como tema o Natal de Luz. Até 6 de janeiro.
  • Exposição Contos e Encantos de Natal: somente até o dia 4 de janeiro, mergulhe em um livro de contos de fada. Lá há príncipes, princesas, vilões e monstros em cenários de reinos encantados. Personagens de tradicionais histórias infantis se reúnem a Papai Noel para celebrar o nascimento do Menino Jesus, de uma forma lúdica e cultural, em um espaço com cerca de mil metros quadrados, construídos para o evento.

 

Programas culturais

Muitos dos museus cariocas (e o Planetário) oferecem programação exclusiva na férias e atividades específicas para a galerinha. Confira os sites e a programação na semana da sua viagem e organize-se.

Instituto Moreira Salles

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Casa Daros

MAR – Museu de Arte do Rio

MAM – Museu de Arte Moderna

Planetário do Rio

 

Cuidados básicos

  •  Não se esqueça do repelente e protetor solar. O Rio é quente e úmido e por isso mesmo, tem muitos mosquitos. E protetor solar para qualquer atividade ao ar livre é tão importante quanto beber água.
  • Para andar na cidade nesse período, evite alugar carro. O melhor é andar de taxi (ou mesmo metrô e ônibus). Se você pretende ficar na zona sul da cidade as corridas são razoavelmente baratas e vale mais a pena do que pagar estacionamentos exorbitantes. A cidade conta com cada vez menos estacionamento nas ruas da cidade e por causa do ano-novo e férias, muitas das poucas vagas disponíveis desaparecem. Baixe um (ou vários) aplicativos no seu celular e ande de taxi. Por aqui usamos muito Easy Taxi, Taxi Beat, 99Taxis e Uber.
  • Na hora da praia, tome cuidado com a segurança. O mar deve ser respeitado, mesmo com poucas ondas, por causa da formação de valas. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 40% de todos os afogamentos do ano, ocorrem durante o verão. Não nade para longe e não deixem as crianças sozinhas no mar. Tome cuidado também com os desaparecimentos. Em um dia de verão e praias cheias, até 1400 crianças se perdem dos seus pais. Fique atenta e pense em investir em pulseiras de identificação ou etiqueta à prova d’água presa na roupa de banho. Marque um ponto de encontro logo que chegar na praia. Dê uma olhada nas dicas adicionais. (baixe o arquivo daqui Segurança nas praias)
  • Não quer carregar traquitana de bebê? Dá para alugar aqui: Baby in Rio

 

Crédito de imagem em destaque; Via Shuterstock     Tupungato   

Diarréia infantil
Postagem anterior
Diarreia infantil: o que fazer e como tratar
Próxima postagem
O que mandar para a colônia de férias?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Férias: Rio de Janeiro com crianças