O Batismo é o primeiro sacramento da iniciação cristã. A Igreja Católica orienta que ele seja feito logo nos primeiros meses de vida. Além disso, a cerimônia transcorre com mais facilidade com crianças menores de 1 ano, enquanto elas ainda ficam no colo.
O ideal é que os pais batizem os filhos na igreja que costumam frequentar. Depois de decidido o lugar, entre em contato com a secretaria da paróquia para saber todos os detalhes e documentos necessários, pois eles podem ter pequenas variações.
Para a cerimônia é preciso escolher um padrinho e uma madrinha (ou apenas um) e ambos devem fazer um curso preparatório. O ideal é que pais e padrinhos façam o curso juntos – sim os pais também -, de preferência na igreja onde será a celebração, mas o certificado do curso de Batismo pode ser emitido por qualquer paróquia. É preciso programar tudo com uma certa antecedência para ver quais os horários e dias disponíveis. O curso orienta um pouco sobre a cerimônia, o papel e responsabilidades na vida cristã do pequeno. A duração varia de Igreja para Igreja.
Madrinha de consagração não faz parte do Sacramento do Batismo, mas é comum escolher alguém para consagrar a criança a Nossa Senhora.
Os padrinhos costumam presentear os afilhados pela ocasião do Batismo. Uma joia com um símbolo religioso é um presente muito bonito e cheio de significado.
Não existe uma roupa específica para batizar a criança, mas é tradição usar branco, que simboliza a pureza – o que vale também para pais e padrinhos. Ao escolher a roupa do bebê, tenha em mente o momento da unção, pois o padre precisará urgir o peito do pequeno; usar uma roupa com botões na parte da frente tornará essa tarefa mais fácil. O mandrião, aquela camisola longa branca usada para meninos e meninas, é uma roupa de Batismo que costuma ser passada de geração em geração.
Lembram do Príncipe George usando o mesmo mandrião que seu pai?
Mas também é possível comprá-lo pronto em lojas. Esse é da loja D.Tonetti
Também estão à venda kits com paninhos bonitinhos para secar o bebê depois que a água é derramada sobre a testa da criança, mas você usar o pano que quiser. Veja se a Igreja oferece a vela que o padrinho acenderá para iluminar os caminhos do afilhado, esse item é essencial.
Alguns pais optam por fazer uma festa em seguida ao batizado. Como muitas cerimônias ocorrem de manhã, um brunch é uma opção bem simpática. As festas de batizado costumam ser comemorações mais íntimas. Por isso, os convites podem ser feitos pelo telefone, mas também existem alguns específicos para a ocasião, com temas de anjos, por exemplo.
As lembrancinhas de batizado costumam ser relacionadas ao tema religioso, como terço, santinhos, vidrinhos de água benta etc. Mas não é obrigatório que seja assim. Veja algumas ideias para você se inspirar:
À venda aqui
Esse vimos aqui: http://www.pinterest.com/pin/498210777497529019/
Kit com terço e água benta: http://www.pinterest.com/pin/518125132103103703/
Lembrança para meninas: http://www.pinterest.com/pin/269090146458900706/
Água benta: http://www.pinterest.com/pin/284782376409428830/
Encontramos esse aqui: http://www.pinterest.com/pin/60869032437520301/
Anjinhos: http://www.pinterest.com/pin/284782376409428830/
Marcadores de livro: http://www.pinterest.com/pin/92323861082576003/
*Crédito da imagem: Mundo Ovo
5 Comentários
E pra quem é espírita e deseja “batizar” o filho, vocês tem alguma dica de como seria feita essa cerimônia.
O espírita não batiza os filhos, não existe esse ritual no espiritismo, mas o batismo em si significa apresentar o filho à comunidade e a Cristo, e isso pra mim tem tudo a ver.
Quero fazer uma cerimônia em casa com os familiares mais próximos.
Vocês já viram algo assim? Quem puder me ajudar, eu agradeço.
Oi Cristiane,
O ideal seria perguntar no Centro que você frequenta, com certeza saberão te orientar.
E o afilhado tb deve presentear os padrinhos?
Obrigada Patrícia, com certeza lá terá pessoas muito preparadas para me orientar, é que como acompanho o blog de vocês e acho muitas dicas legais, achei que esse seria um assunto muito mais interessante pra abordar, até por não existir uma cartilha (comércio) em cima disso, que é o que faz a igreja católica. Desculpe qualquer coisa.
Imagine Cristiane,
Se algum dos nossos leitores souber esclarecer a gente vai ficar muito contente.
Sobre o comércio, posso te dizer que não paguei um centavo pelo Batizado do meu filho e a Igreja forneceu pano e vela. O curso de Batismo também foi gratuito.