Sua mulher ficou grávida e você se sentiu o homem mais feliz do mundo. No segundo seguinte, já começou a se questionar se estava pronto para ser pai e se caberia um ser tão pequeno e indefeso na sua vida, em suas mãos. Respira. Estamos aqui para te ajudar a tirar essa tal paternidade de letra. Como? Contando alguns segredinhos do que se passa na cabeça de uma mulher durante a gravidez e nos primeiros meses de vida do bebê.
Vamos começar?
- Não ache que por ser mulher, sua companheira sabe tudo e não tem nenhum medo. Fingimos ser fortes porque um de nós precisa manter o controle. Ela vai adorar se uma vez ou outra você a abraçar e dizer que vai ficar tudo bem.
- Acompanhe o pré-Natal e aproveite para tirar dúvidas sobre o parto, amamentação e os primeiros cuidados. Um pai participativo é tudo o que vamos precisar, portanto mergulhe nessa com a gente.
- Mime a sua mulher e o seu bebê ainda na barriga. O vínculo está sendo construído a cada dia. Cante uma música ou conte uma história para que ele ouça a sua voz.
- Ajude a planejar o quarto e a tomar decisões importantes, como a escolha dos objetos do quarto, do pediatra e o que colocar na mala.
- Temos mais sono, indisposições e mudanças de humor e não há nada que possamos fazer para mudar, tenha paciência.
- O bebê está chegando e o nosso medo aumentando. Arrume tempo para conversar ou simplesmente ficar juntos.
- Não seja teimoso e faça a mala da maternidade como ela pediu. Não esqueça a máquina fotográfica e as lembrancinhas.
- Na maternidade, evite ficar ao telefone contando a boa nova. Veja o que ela precisa e tente acima de tudo manter a calma. Não se engane, mesmo que a sua mulher seja zen, ela vai querer você por perto.
- Nasceu! Seu filho não vai quebrar, pegue, cheire e beije muito. Sempre!
- Não saia da maternidade sem aprender como trocar fraldas e dar banho, aprenda também como auxiliar que o bebê faça a pega correta na hora da amamentação.
- Tenha tempo (ou arrume com cunhados e melhores amigos) de preparar a casa para a chegada da família. Balões, flores ou um lanche tornam esse momento ainda mais especial.
- Aproveite a licença paternidade e fique ali juntinho. Você vai sentir falta quando tiver que voltar a trabalhar.
- Antes de voltar ao trabalho, faça as compras da casa (uma compra mensal daquilo que for possível) e deixe comida pronta no frezeer, vamos lembrar disso a cada dia com um sorriso no rosto.
- Não chame a SUA mãe, a menos que sua mulher concorde. Já é difícil a gente ter que lidar com a interferência da nossa mãe, imagina da sogra!
- Sim, você não vai dormir por um bom tempo, e mesmo nos dias em que você chegar acabado do trabalho, ofereça ajuda, mesmo que a gente não peça. O nosso “trabalho” também é bastante cansativo e exige dedicação exclusiva. Pergunte como foi o dia e ouça com atenção.
- Sua mulher está de resguardo (físico e emocional), o que significa que sexo é uma das últimas coisas que estão passando pela nossa cabeça agora.
- Por fim, mostre o seu melhor sorriso, mesmo estando sujo de uma super golfada de leite coalhado (dizem que dá sorte!).
Crédito de imagem: nateOne
5 Comentários
todo futuro papai deveria ler esse post!;)
ok!
Muito bom, ótimas dicas e ajuda!
Realmente é são ótimos conselhos e todo papai deveria ler principalmente por que tem coisas que se levam para depois da gravidez como o cuidado e atenção a sua parceira, e com seu filho(a).
Pois é Carla,
Adoraria que meu marido tivesse recebido um e-mail com esse post antes do nosso filho nascer.
Beijos