Ter filho é capaz de fazer você viver simultaneamente nos três tempos: passado, presente e futuro. A maternidade / paternidade é uma verdadeira máquina do tempo.
Como?
Ora, olhar para um filho é vislumbrar o futuro a cada sorriso e encher o coração de esperança. Acreditar e correr atrás para que o sonho de um mundo melhor se realize. Por nós e por eles. É a força que nos move, confiantes, sempre em frente.
Olhar para um filho também é olhar para o passado, para a criança que um dia fomos. É um recomeço, uma oportunidade para preencher algumas lacunas que se abriram ao longo do caminho e fazer as pazes com o que ficou para trás. É lembrar dos pais que você teve em cada gesto de carinho.
Olhar para um filho é aprender a enxergar o presente, o tempo mais difícil para se viver. É um exercício diário simplesmente estar ali, inteiro, de corpo e alma. Como é difícil não antecipar o futuro e ficar imaginando quando ele vai sentar, engatinhar, andar, falar, aprender a ler, sair de casa… Como é difícil não ficar nostálgico quando cada dia é uma nova conquista, quando a cada manhã a criança cresce. Como não se pegar olhando para as fotos com saudade, mesmo que tenha passado apenas um mês ou dois? Como não pensar o tempo todo que passa rápido demais?
Filhos são capazes de curar nosso passado e criar um novo futuro. Filho é um presente. Nosso maior presente.
*Crédito da imagem em destaque: Shutterstock
Sem Comentários