Site simula como é a leitura para quem tem dislexia

A dislexia é um transtorno específico de aprendizado de origem neurobiológica. Ela é caracterizada por um distúrbio na leitura que causa dificuldades para ler, escrever, soletrar e processar as palavras.

Mesmo atingindo uma em cada dez pessoas no mundo, pouco se fala sobre o assunto. Para trazer mais atenção sobre a importância do assunto,o sueco Victor Widell criou o GitHub Blog. Usando programação Java Script, ele criou um site que possibilita que uma pessoa tenha a mesma experiência de leitura de alguém que sofre de dislexia.

“Uma amiga que tem dislexia me explicou como era sua experiência de leitura. Ela pode ler, mas a leitura exige muita concentração e as letras parecem pular”, explicou.

No site, você até consegue ler as informações, mas isso exige muito mais esforço do que o normal. O texto é a definição da Wikipedia para dislexia. Veja como você se sente lendo…

dislexia

 

Sobre a dislexia

A dislexia não é uma doença, e sim um distúrbio do aprendizado caracterizado pela dificuldade de ler. Ela ocorre em crianças com visão e inteligência em níveis normais. Segundo o Instituto ABD, organização social para ajudar crianças e jovens com dislexia, ainda não foi feito um estudo epidemiológico com abrangência nacional e amostragem relevante, mas acredita-se que aproximadamente 4% da população brasileira tenha dislexia. O que, segundo o Censo de 2010, significa 7,8 milhões de pessoas.

Entre os disléxicos famosos estão os atores Tom Cruise, Patrick Dempsey, Keanu Reeves e Will Smith.

Para saber mais: Sete sinais de que seu filho pode ter dislexia

cor dos olhos do meu bebê
Postagem anterior
Qual a cor dos olhos do meu bebê quando ele nascer?
nova licença-paternidade
Próxima postagem
A nova licença-paternidade

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Site simula como é a leitura para quem tem dislexia