Os 12 alimentos que mais causam engasgos em crianças pequenas

Posso contar um tanto de vezes que meu filho engasgou com alimentos teoricamente seguros e eu tive que intervir. Graças a Deus e a uma ação rápida, nada de mau aconteceu, mas poderia. Um estudo (New York Department of Health) mostra que o engasgo seguido de sufocamento é a quarta causa de morte acidental em crianças abaixo de 5 anos nos Estados Unidos.

O tamanho e o formato dos alimentos listados abaixo são os maiores causadores de engasgo e as vezes sufocamento em crianças, principalmente nas menores de quatro anos de idade, que ainda estão desenvolvendo e aprendendo a comer e porque suas vias aéreas são pequenas (a parte de trás da garganta de uma criança tem o diâmetro de um canudo). Atenção na hora de oferecer os alimentos para o seu filho, eles podem oferecer um risco que você sequer imagina.

 

Quais alimentos mais perigosos para crianças?

1) frutas e vegetais crus e em pedaços grandes

2) balas, pirulitos e chiclete

3) frutas secas

4) frutas oleaginosas

5) uva

6) pipoca

7) grandes pedaços de carne

8) azeitona

9) salsicha

10) leite

11) espinha de peixe

12) ossos

 

comidas-engasgo

 

 

 

 

Como prevenir?

  • Se oferecidos crus, frutas e vegetais devem ser cortados em pedaços que sejam menores do que o tamanho de uma moeda de 5 centavos ou no sentido do comprimento (palitos), assim as crianças podem um pouquinho por vez;
  • Balas e chicletes não precisam e nem devem existir no “cardápio” das crianças;
  • Frutas secas devem ser cortadas em pedaços que a criança possa ingerir sem risco;
  • Frutas oleaginosas, como amêndoas e castanhas, devem ser trituradas ou quebradas em pedaços menores;
  • Uvas (e também os tomatinhos) sempre cortadas ao meio e sem caroço;
  • Pipoca deve ser oferecida com supervisão de um adulto apenas para crianças maiores de 2 anos;
  • Grandes pedaços de carne são complicados até para adultos. Corte pedaços pequenos e ofereça a carne macia.
  • Azeitona deveria entrar na lista dos alimentos que pequenos não devem comer (sal e conservantes em excesso), se tiver caroço então…
  • Salsicha (partindo da ideia que você os compra de um produtos que não coloque mais químicos do que carne nelas) deve ser oferecida inteira para a criança ir mordendo aos poucos ou cortadas no sentido do comprimento.
  • O leite acaba sendo uma grande causador de engasgos por ser líquido e ser oferecido em abundância, mas o que contribui para o engasgo é que na maioria das vezes o bebê/criança está deitado ou recostado, raramente sentado. Se a oferta for feita na mamadeira, verifique se a abertura do bico é compatível com a capacidade que o seu filho tem em deglutir a quantidade que sai. O mais importante, tentar oferecer o leite em uma posição mais ereta.
  • Espinhas de peixe causam tamanho desconforto em nós adultos, que já temos um cuidado extra ao comer peixe. Ofereça filé de peixe sempre. Certifique-se que não tenha espinhas ou cartilagens. Ao fazer seu pedido ao peixeiro, avise que é para o seu bebê.
  • O maior perigo é sempre o osso de frango, principalmente aqueles pequeninos. Então ao desfiar o frango assado do domingo, tenha cuidado extra.

 

Dicas:

Bons hábitos: Ensine seu filho a mastigar bem os alimentos e esvaziar a boca antes de colocar outra porção de comida. Ah! Vale lembrar que não se deve falar de boca cheia.

Fique atenta: Devemos sempre ficar de olho enquanto nossos filhos estão fazendo as refeições. Quanto menor a criança, maior o risco de engasgar com a comida do dia-a-dia.

Refeições a mesa e sentados: Sim, eu sei que é difícil, mas estar sentado na posição correta e sem distrações faz com que os pequenos prestem atenção ao que estão comendo.

festa Princesa Sofia
Postagem anterior
Princesa Sofia : 65 ideias para fazer uma festa Real
Próxima postagem
Caudas de sereia para nadar

2 Comentários

  1. Priscila Bruna
    2 de Janeiro de 2017 at 11:50 — Responder

    Bom dia

    Estou iniciando um estudo sobre este assunto, poderia me ajudar informando as fontes dessa matéria??
    Agradeço

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Os 12 alimentos que mais causam engasgos em crianças pequenas