O período de gestação e os primeiros anos da maternidade são desafiantes. Tem hormônios, ansiedade, preparativos, uma organização ferrenha e depois uma desorganização constante que vai trazer uma montanha russa de sentimentos a cada dia. E um bebê que precisa e merece toda a sua atenção, é claro. Tem horas que você vai pensar no seu corpo e outros momentos que não vai lembrar que existe o binômio comer bem + praticar exercícios.
Mas embora eu entenda E MUITO o que é lidar com um corpo fora de forma, eu queria te lembrar que fazer exercícios vai além de só ficar mais magra e sarada. Alguns dos benefícios são:
- Mantem a sanidade em dia, liberando endorfinas no cérebro
- Aliada a uma alimentação saudável, ajuda a caber na calça jeans (mas sem neuras)
- Ajuda no fortalecimento das pequenas articulações (como pulso e tornozelo) que ficam extra lubrificados no final da gestação e, de vez em quando, causa tendinites e dores nas juntas
- Te dá mais energia e força para suportar o inevitável cansaço
Para as malhadoras profissionais, vale lembrar que não é só porque não tem mais bebê na barriga que você pode imediatamente voltar a agachar como se não houvesse amanhã. Fale com seu obstetra sobre voltar aos seus exercícios e qual será a melhor maneira de fazer isso de maneira progressiva e que não atrapalhe a amamentação.
Se você é ou se tornou sedentária no meio do caminho e quer começar uma rotina de exercícios para se manter saudável, a gente te dá umas dicas boas pra você começar.
Pilates: esse é o melhor exercício, logo nas primeiras semanas após o parto pois fortalece rapidamente os músculos vaginais e da barriga. Excelente para quem teve parto normal ou cesariana.
Exercícios sem impacto: comece com caminhadas (inclusive com o bebê no carrinho na hora do banho de sol) ou transport com zero carga e sem passar de 50 ou 60 RPM.
Yoga: procure um centro com yoga específica para o pós parto, que tem benefícios comprovados de aumento de bem-estar e flexibilidade.
Alongamento com bola: Como na yoga, ajuda na flexibilidade, na recuperação dos músculos e articulações.
Localizada pós parto: ajuda a condicionar o corpo através de força localizada. Se concentrada nos músculos do pós parto, funciona como no Pilates, fortalecendo músculos vaginais e barriga. Ideal procurar um centro que ofereça serviços para gestantes e mamães.
Importante deixar claro que você não precisa e nem deve entrar na neurose de emagrecer no seu pós parto. Pra te falar a verdade essa é a últimas das suas preocupações, e se não é deveria ser. A sugestão da prática de exercícios nesse período é completamente relacionada ao seu relaxamento e bem-estar físico e emocional. Quem me ajudou nesse post foi a minha personal trainer, a professora de educação física Debora Taka, responsável por me arrancar de um sedentarismo de quase uma década e me transformar nessa pessoa, que acha que exercícios salvam vidas. A física e a emocional.
imagem destacada: freedigitalphotos.net