Por que não deixar seu filho sentar em W
Minha afilhada sentava com as pernas para trás no formato W e eu sempre falava para ela cruzar as pernas e fazer “perninha de chinês”. Eu não sabia o motivo para não deixá-la sentar assim, só sabia que deveria intervir e copiava o que gerações sempre repetiram para mim e para as crianças ao meu redor. Depois que tive meu filho virou um hábito repetir o mantra para qualquer criança que se sentasse assim, mas ao invés de ser só um disco arranhado, decidi pesquisar para saber o real motivo de ser tão nocivo e conto aqui para vocês o que descobri sobre as crianças que sentam em W.
O que é a posição “sentado em W”?
Quando as crianças sentam na posição em W, as pernas estão voltadas para a parte de trás com os joelhos e quadris em rotação, os pés são forçados a um alongamento não anatômico e o sentar com o bumbum mesmo, não acontece, o peso fica distribuído somente nas pernas.
Para algumas crianças é bastante natural sentar nessa posição, como se fosse uma transição natural do engatinhar para o sentar. Ao se sentar assim, conseguem mais equilíbrio já que o peso está mais distribuído do que se eles se sentassem na forma convencional, portanto não precisa enlouquecer se o seu filho eventualmente acabar nessa posição. O problema ocorre quando essa posição é a posição que elegeu para ficar sentado a todo o momento.
Por que não devemos deixar nossos filhos se sentarem nessa posição?
- Alteração importante na estabilidade entre tronco e quadris;
- Maior probabilidade em sofrer com problemas ortopédicos nos quadris, joelhos e pés;
- Maior chance de torções, contraturas e distensões, pois os tendões e as juntas são constantemente forçados;
- Estudos recentes também mostram que é prejudicial para o desenvolvimento motor fino. Também altera significativa e negativamente a postura. Por fim, prejudica o correto posicionamento dos pés ao andar.
- Quando a criança assume a postura de se sentar em W, ela experimenta um grande aumento da base de sustentação – como em um triângulo – se compararmos com outras posturas sentadas, garantindo maior estabilidade e com isso uma menor necessidade de ajustes posturais, não permitindo que ela busque o exercitar seu equilíbrio exercitando outras partes do corpo.
O que você deve fazer:
Prevenir é a chave do sucesso. Então, sempre que o seu filho estiver sentado na posição em W, encoraje-o a mudar de posição. Não deixar o hábito se formar é a melhor forma de combater futuros problemas.
Não repreenda. Apenas corrija.
Sugira que seu filho se sente de outra forma; pernas de chinês são as minhas prediletas (risos). É a posição com as pernas cruzadas para a frente. Sugira que se sente colocando as pernas lateralmente ou com uma perna dobrada e a outra esticada.
Se nenhuma dessas alternativas funcionar coloque um pufe ou almofadão para que ele se sente, inviabilizando ou dificultando que ele se sente na posição em W ou colocá-lo sentando sempre em cadeiras e poltronas até “quebrar” esse hábito.
Crédito de imagem: Shutterstock
11 Comentários
Quais são as referências para essa matéria?
Oi Lawrence,
pesquisei em vários sites de Associação de Fisioterapia e Neurofisiologia, alguns artigos no site da Bireme e outros na Scielo. Muitos estudos falam desse tipo de postura com um sinal em crianças com Sd. de Down e hipotonia devido a um não amadurecimento neurocondutor e também por ainda não ter noção de equilíbrio.
você pode usar as palavras que utilizei na minha busca: w-sit; child development; w-sit child; w-sit condition.
Procurei no scielo pelos termos e não encontrei nada…
O que fazer quando vc tem 18 anos e viveu sentando dessa forma a vida inteira? Hahaha minha mae achava diferente e nunca repreendeu….
Nossa descobri que eu, minha irmã e filha somos doentes e eu nem imaginava… 🙁
Obrigada pela matéria, Patrícia, muito esclarecedora. É sempre bom o alerta 😘
eu n li tudo mais ja tenho 11 anos será se tem problema pq eu sempre sento assim
Miguel, realmente não é legal. Fale com a sua mãe e com o seu pediatra sobre esse hábito e nunca é tarde demais para corrigi-lo.
Boa tarde. Ótimo texto, porém a forma correta é GATINHAR e não ENGATINHAR.
Só uma observação.Ambos os verbos estão corretos.Gatinhar é utilizado em Português de Portugal e engatinhar, no Português do Brasil.
Minha filha mais velha tem os pés tortos por sentar assim..
Ninguém me disse que não podia, e eu não achava nada demais ela se sentar nessa posição.
Ela foi crescendo e minha mãe dizia que ela estava com as perninhas tortas, e eu dizia que era coisa da cabeça da minha mãe, eu só percebi quando estava bem torta.