Seu filho é livre pra brincar?

É fácil colocar a vida no automático. Se não existe nenhuma urgência ou problema, pressupomos que está tudo certo e vamos levando a rotina. Às vezes é preciso dar uma chacoalhada, se sentir desconfortável, para mudar certos padrões. E foi o que aconteceu quando assisti esse comercial, que passou ontem na TV.

Libertem as crianças!

Para quem não pode ver o vídeo agora, eu conto em linhas gerais: ele mostra depoimentos de presos americanos falando de seu dia a dia e de como as duas horas que passam ao ar livre são o momento mais precioso de seus dias. O entrevistador pergunta o que aconteceria se diminuíssem para um hora esse período e todos concordam que seria um desastre. Nesse momento eles são informados que uma hora por dia é o tempo em média que as crianças brincam fora de casa, e ficam surpresos…

Tive várias sensações diferentes com o filme: primeiro eu fiquei desconfortável e me senti culpada (mãe, né?): “Caramba, meu filho fica preso em casa, que horrooor!”. Em seguida achei o vídeo um pouco exagerado: “Mas poxa, comparar a vida do meu filho com um presidiário, não dá!”. Mas depois, a frase de um dos entrevistados ficou martelando na minha cabeça – “Eu não sabia o que a liberdade era até que tiraram ela de mim” – finalmente entendi a provocação: não se trata de culpa, nem de comparações, mas da importância de valorizar um bem precioso.

A infância passa rápido, cada vez mais rápido, e ela deve ser aproveitada ao máximo!

Criança tem que ser criança e brincar, descobrir o mundo, se sujar e se encantar. Passamos tempo demais programando atividades mirabolantes, enquanto tudo o que uma criança quer é liberdade para a sua imaginação voar solta. Passamos tempo demais superprotegendo nossos filhos, quando poderíamos estar correndo e esfolando o joelho com eles. Passamos tempo de menos do lado de fora apenas olhando as nuvens e adivinhando suas formas.

Eu sei que a vida é corrida, nossas cidades inseguras e um iPad pode ser a salvação no final de um dia, mas o tempo livre de brincar é um momento que temos que defender com unhas e dentes. Todo pai e toda mãe é um guardião da infância. Seja fora de casa ou dentro de casa, criança tem que brincar. Então, em vez de me sentir culpada e lamentar por não ter feito isso ou aquilo, dá licença que vou aproveitar essa manhã, pular da cama e ir dar uma volta de bicicleta no parque com meu filho antes do trabalho, porque a vida é agora. 😉

#LivreParaDescobrir #ad #SeSujarFazBem

publi

contar que você está grávida
Postagem anterior
10 jeitos divertidos e fofos de contar que você está grávida
Festa Show da Luna
Próxima postagem
30 ideias para fazer a Festa Show da Luna

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Seu filho é livre pra brincar?