Essa é a questão que une todos os pais e mães desse planeta
Como fazer seu filho comer mais legumes e verduras?
Você começa a introdução alimentar do seu bebê e tudo vai bem. Ele come todos os legumes e verduras, todas as carninhas e frutas nos mais diversos estágios: purê, amassado e até meio pedaçudo.
Mas como tudo nessa vida está em constante mutação, os nossos pequeninos começam a ficar seletivos; decidem que não gostam mais de alguma coisa e quando você pisca eles não gostam de mais nada. Pelo menos foi assim que aconteceu por aqui e eu estou sempre na luta pra fazer um prato mais colorido ou que ela coma mais legumes e verduras. E eu sempre pico tudo em micropedaços, misturo com arroz e feijão, coloco uma porção maior para quando ela deixar metade no prato ela, de fato, tenha comido a porção correta…. que drama.
Estudo
Mas eis que um estudo recente realizado na Austrália afirma que entregar legumes e verduras “grandes” surte mais efeito do que picar tudo pequenininho no prato.
72 crianças do ensino fundamental receberam cenouras descascadas, mas inteiras em um dia e no dia seguinte receberam a mesma quantidade de cenouras picadinhas no prato. Eles tiveram 10 minutos para comer o máximo que conseguissem. O resultado é que todas as crianças comeram muito mais da cenoura inteira do que da cenoura picadinha.
O que eu achei
Confesso que após ler o estudo fiquei interessada em testar aqui em casa. Principalmente por que eu pico tanto que quase fica invisível. Mas fiquei pensando em duas coisas:
O teste foi realizado somente com cenouras. Acho que a cenoura inteira é um dos legumes que são mais atraentes para se comer inteiro ao invés de picados. Ainda tem a coisa do coelhinho comer cenoura, etc. Como funcionaria com outros legumes e verduras? Principalmente aqueles que são mais amargos.
Já está super provado que as crianças comem na escola, alimentos que não comeriam em casa por pressão dos amigos. Nossos filhos veem o amiguinho dar cabo daquela couve-flor e eles automaticamente amam couve-flor. Aí você serve em casa, e? Cara feia e chororô.
Mas como eu estou com uma criança de sete anos em casa rejeitando qualquer coisa que não seja “a comida de sempre”, estou inclinada a fazer esse teste Vamos todas testar isso em casa e comparar resultados aqui nos comentários?
Leia mais:
Não peça para o seu filho raspar o prato
Seu filho pode comer melhor se ele souber o que está comendo
Imagem destacada: shutterstock
Sem Comentários